Caminho para Paris pelo Eurostar e para Bruxelas de carro, Lille às vezes é meio esquecida no mapa, uma das mais menosprezada cidades da França. Mas a cidade não é feia nem pequena, oferece várias belas atrações e claro, as delícias da culinária francesa.
EURO
A língua falada é o francês, mas por ser tão perto da Inglaterra muitos têm o inglês como segundo idioma.
Como o restante da Europa, a época com clima mais ameno é entre a Primavera e o Outono.
O ideal é ficar no centro.
#DICA
Você pode ir de Lille por Londres de trem (1h15) pagando bem pouco. O site Eurosnap (da própria Eurostar) vende bilhetes a partir de £25 cada trecho. Você pode comprar com até três semanas de antecedência e escolher se prefere ir pela manha ou pela tarde; dois dias antes o horário confirmado de cada trem é enviado para seu e-mail. Além de Lille, há trens para Paris, Bruges e Bruxelas. É um sistema com assentos de última hora, não é possível mudar o horário do trem nem reembolsar, mas vale bastante a pena. Clique aqui para mais infos.
Dois lugares que você simplesmente não pode deixar de experimentar durante sua viagem à Lille: a pizzaria napolitana Papà Raffaele (que antes mesmo de abrir já possui fila de espera) e a confeitaria Meert fundada em 1761. Famosa por ter até hoje uma das primeiras receitas de waffle, Meert também possui um elegante salão de chá.
Grand Place Lille
Com todo o charme da arquitetura do século XVII ao XX, a Grand Place é o local de encontro favorito dos locais. No centro da praça, você pode apreciar a estátua “Deusa” que celebra a resistência da cidade durante o cerco austríaco em 1792.
The Vieille Bourse
A Antiga Bolsa de Valores construída entre 1652 a 1653 e composta por 24 casas para rivalizar com a da Holanda. Centro das transações de Lille, hoje abriga livrarias de segunda mão.
Catedral de Notre Dame de la Treille
Desde a Idade Média, a cidade de Lille era conhecida por sua milagrosa estátua da Virgem protegida por uma treliça de ferro (de la Treille). Mas foi só apenas em 1854 que nasceu a ideia de construir uma imponente basílica. Guerras e algumas dificuldades financeiras impediram planos do projeto inicial de 132 metros de comprimento, com pináculos atingindo mais de 115 metros. Somente na década de 1990 que o financiamento público permitiu conclusão da fachada principal.
Magnific
CurtirCurtir