Londres possui um serviço de transporte público muito bem desenvolvido. Dá para chegar em qualquer lugar com as linhas do underground, overground, DLR e de ônibus, que em algumas partes servem 24h. Por isso, dificilmente você vai precisar de carro. Aliás, a capital inglesa não é bem uma cidade para carros como São Paulo, e sim para “pessoas”.

Mas se você morar em alguns bairros mais afastados ou em outra cidade do Reino Unido, talvez vá precisar de um carro, ou até queira alugar para fazer uma viagem ao interior. E não precisa ir até o Detran tirar a carteira internacional, você pode tirar a sua por aqui e de uma forma muito simples. Basta ter em mãos sua identidade, endereço de onde viveu os últimos três anos e o número do seu National Insurance para agilizar processo (se não souber não tem problema).

Para ser elegível você deve:

  • Ter pelo menos 15 anos e 9 meses de idade (mas 17 anos para dirigir)
  • Ser capaz de ler placas de veículos a 20 metros de distância
  • Possuir um veículo registrado no DVLA e certificado MOT
  • Morar um mínimo de 6 meses no Reino Unido

É possível usar sua carta emitida no Brasil por até 12 meses a partir do dia de entrada no Reino Unido. Após esse período, você precisará trocar seus documentos pela britânica.

O valor da Carteira de Motorista Provisória é de £34, e você pode pagar com cartão de crédito ou débito pelo site. Normalmente leva cerca de uma semana para chegar na sua casa. Note que essa é a carta provisória, isto é, você pode dirigir apenas acompanhado de alguém que já tenha a carta há três anos, mas não pode pegar a estrada. 

Para obter a permanente, você deve fazer o teste teórico e o prático. As aulas práticas não são obrigatórias como no Brasil, mas é recomendado fazer, afinal há diferenças em regras e condições no trânsito britânico, além disso para acostumar a dirigir do outro lado pode levar um tempinho. 

Carregar passaporte brasileiro ou europeu como identidade não é prático e nem seguro. A carta de motorista, mesmo se provisória, é uma ótima alternativa mesmo se você não pretende dirigir. 

Não se esqueça de levar em consideração todos os custos que terá. Aulas práticas custam em média £30 por hora, o teste teórico £23 (possui 50 questões) e o teste prático £62 ou £75 se for aos finais de semana, feriado ou durante à noite na semana. Outra coisa que é diferente no Brasil, é que aqui no teste prático você usa o seu próprio veículo ou aluga/empresta. 

 

 

 

 

 

Anúncios

um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s