Bordeaux é famosa pelos vinhos. “Mas eu não curto vinho, será que vale a pena ir?”. Ah, junte-se à mim. Dá para aproveitar cada pedacinho da cidade do mesmo jeito. O vinho não precisa ser o protagonista na sua viagem.
Nós ficamos em um Airbnb (se você ainda não tem perfil, clique aqui para obter desconto na primeira reserva) – mas há vários hotéis com preços decentes pelo centro.
O ideal é ficar pelo menos dois dias inteiros para dar uma respirada e ter um tempo razoável de conhecer tudo. Quer dizer, tudo não vai dar, mas os pontos principais é possível ver em um dia. Se der tempo, não deixe de fazer um bate-volta de trem até a fofíssima Saint-Émilion!
Se for no verão, prepare-se. As temperaturas podem chegar a 39ºC, mas também chove bastante!
Fiz o Free Walking Tour (aqueles que você paga uma pequena gorjeta) no final no meu último dia e ainda deu tempo de fazer mais algumas paradinhas antes de seguir para o aeroporto. Tudo fica bem pertinho e dá para ir a pé de um ponto ao outro. A charmosa Place de la Bourse dá de frente ao maior espelho d’água do mundo, o Miroir d’eau. A praça é cartão-postal da cidade, foi construída entre 170 e 1775. De lá você pode seguir até o Porte Cailhau, que foi a principal entrada de Bordeaux e a Pont de Pierre que corta o Rio Garonne. O surpreendente Grand-Théâtre também fica próximo e você pode terminar a caminhada para admirar a fonte do Monumento dos Girondinos.
Bordeaux passou por um intenso processo de revitalização em 1995, que aliás continua até hoje para melhorar a qualidade de vida na cidade. Atualmente o centro é considerado o maior patrimônio urbano do mundo pela UNESCO.
Mas não foi sempre assim. Bordeuax sofreu o que chamam de coma urbanístico devido ao trânsito excessivo, poluição e até mesmo armazéns e lojas abandonadas. Chegou a ser apelidada de la belle endormie (a bela adormecida), mas hoje quem abre os olhos são os franceses de outras cidades e o resto do mundo para apreciar o que Bordeaux tem a oferecer.
A atração principal de Bordeaux é, na verdade, a gastronomia.
Boulangerie de l’Hôtel de Ville
Essa padaria no maior estilo francês oferece mil e um bolinhos e tortas, um mais delicioso do que o outro. Tente ir pelo menos duas vezes!

Plume Small Kitchen
Esse pequeno restaurante é bem despretensioso, mas é aqui que você terá uma experiência gastronomia tipicamente francesa. Eles brincam com texturas, doce e salgado, proporcionando uma “explosão de sabores”.
SiP
Para quem não consegue viver 24 horas sem café, o Sip é um lugar descoladinho que oferece bebidas quentes de primeira qualidade.
Edmond Pure Burger
E quem disse que fast food também não vale? Um dos melhores hambúrgueres da cidade e com preços adequados.
Catering
Bagels gigantes e criativos! Serve hot dogs e bebidinhas maneiras também.

Não deixe de ir ao supermercado em Bordeuax. Além dos bilhões de tipos de queijos maravilhosos, na seção de padaria há eclairs e outros doces franceses para fazer uma leve extravagância.