Atrações de Barcelona, o coração da Catalunha

Antoni Gaudi, considerado um dos arquitetos que mais influenciou as construções da cidade, transformou Barcelona em uma obra de arte à céu aberto. Assim, a capital da Catalunha é hoje um dos principais centros culturais da Europa e do mundo e tem muito a oferecer.


  

Sagrada Família – $
Um dos grandes ícones de Barcelona é a igreja Temple Expiatori de La Sagrada Família. Sua arquitetura foi inspirada em símbolos da natureza e é da autoria de Antoni Gaudí, que durante 14 anos viveu recluso no local para finalizar a construção. O artista morreu antes do término da obra e está enterrado na cripta da igreja.

barcelona-3226639_960_720

Museu Picasso – $
Uma das paradas turísticas obrigatórias em Barcelona é o Museu Picasso, fundado em 1963. No acervo, além de importantes gravuras e cerâmicas, estão as pinturas ‘Primeira Comunhão’ e a série ‘As Meninas’. Fica próximo do metrô Jaume I.  

 Você sabia? A cidade já sediou os Jogos Olímpicos de Verão de 1992 e alguns jogos da Copa do Mundo de 1982.

Parque Guell
O parque construído entre 1890 e 1914 é uma obra de Antoni Gaudí. Considerado pela UNESCO patrimônio da humanidade, possui um saguão coberto e sustentado por 84 pilares tortos e um dos maiores espaços do mundo cobertos com mosaicos de cerâmica. Para qualquer admirador de arquitetura ficar de queixo caído.

gaudi-1160382_960_720

Não deixe de conhecer outras obras de Gaudí como Casa Batlló e  Casa Milà, (também chamada de La Pedrera). 


Catedral de Barcelona – 
$
A fachada principal é do século 19 e foi acrescentada a construção original de 1298. A catedral gótica abriga em seu interior 28 capelas, pinturas medievais catalãs e o sarcófago de Santa Eulália.  

 

Fundació Joan Miró – $
A fundação Joan Miró é instalada num moderno edifício com iluminação natural. No acervo, estão dispostas pinturas, esculturas e tapeçarias de Joan Miró, artista catalão de estilo surrealista. Não deixe de ver a ‘Série Barcelona’ que expõe um conjunto de 50 litografias em preto e branco.  

Palau de la Música Catalana – $
A magnífica arquitetura do Palau de la Música Catalana encanta. A fachada possui várias esculturas ricas em detalhes e no seu interior, o teto é feito de vidro. Há concertos de orquestras e festivais de flamenco. Confira com antecedência a programação cultural no site.

image_gallery_close_up
Foto: Palau de la Música Catalana

Você sabia? Pimentão,  beringela, abobrinha, muito alho e azeite compõe a maioria dos pratos da gastronomia catalã. Os pratos que levam carne, geralmente são combinados com frutas como peras, passas, mangas, figos, etc. Peixes e frutos do mar também fazem parte da alimentação do catalão.

Quadrat d’Or
Em uma área de mais de cem quarteirões, Quadrat d’Or ou “Quadrado de Ouro” é a região onde se reúnem os mais belos edifícios e residências modernistas da cidade. Não deixe de visitar a famosa Casa Milá de Gaudí, de fachada ondulada e o Paulau Baró que atualmente abriga a Casa Ásia onde é exibido objetos da cultura oriental.  

Las Ramblas
Uma das avenidas mais movimentadas da Espanha, a Las Ramblas tem mais do que 1km de extensão e liga a Praça Catalunha ao porto da cidade. Dá para passear ao longo da avenida e aproveitar para fazer compras, parar para um café ou observar os músicos e mímicos que animam seu calçadão.   

O espanhol é a língua-oficial da Espanha, mas há outras línguas como o galego, o basco (o chamado euskara, um idioma que possivelmente seja mais antigo do que o latim), o aranês e o valenciano possuem estatuto de co-oficiais. Em Barcelona, capital da Catalunha, o dialeto é o catalão, que possui fortes influências do francês. 

Montjuïc
Escolha a teoria em qual acreditar sobre o surgimento de Montjuïc. Uma delas sugere que um cemitério judeu tenha dado origem ao nome, outra diz que havia uma colônia celtibera antes dos romanos erguerem um templo a Júpiter no Mons Jovis. Ainda, na colina de Montjüic de 213m de altura, há uma mistura de cultura e entretenimento. Lá você vai encontrar museus, restaurantes, galerias de arte, parques de diversão, baladas e atrações turísticas como o Castell Montjuïc. Dá para chegar por teleférico.

barcelona-913762_960_720

Castell Montjuïc
O Castell Montjuïc data do século 18 e fica no alto da colina de Montjuïc. A residência pertenceu à família Bourbon e tem belos jardins que valem a  visita. Atualmente o castelo funciona como museu militar.


 Viagem de trem à Paris – Há trens noturnos que partem de Barcelona e te levam até a Cidade Luz. Confira dicas de Paris aqui.

spain-379535_960_720

O brasão da bandeira da Espanha é uma composição de cinco outros brasões: o de Castela, de Leão, Aragão, Navarra e Granada. O escudo azul com três flores de lis representando a família Bourbon.

Confira mais dicas da Espanha: clique aqui para descobrir Sevilha e Madri!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s