Um paraíso chamado Malta

“A Europa não tem praias bonitas” é um mito que não deve ser protegido. O continente europeu tem praias fantásticas seja com areia ou pedrinhas. Espanha e Portugal podem ser países campeões com o maior número de praias incríveis, mas a pequena Malta entra na lista com seu litoral de 197 quilômetros de extensão e diversos lugares paradisíacos.

E sabe o que mais? A ilha possui duas línguas oficiais, o maltês e o inglês. Com isso muitos estudantes acabam escolhendo Malta como destino de intercâmbio. Ah, os preços também são mais atrativos comparados à cidades como Londres e Dublin, por exemplo.

O idioma maltês resultou da fusão do árabe norte-africano e do dialeto siciliano do italiano e é a única língua semítica oficialmente escrita em latim. O siciliano era a língua oficial e cultural de Malta do século XII, e o dialeto toscano do italiano do século XVI.

15362697725_b02c40eb2d_h
Foto: Oslo_Lego

Malta é um arquipélago no Mediterrâneo central entre a Sicília e a costa norte-africana. Apesar de pequena, tem uma posição estratégica e por isso teve uma história turbulenta em que praticamente todo mundo passou por lá: romanos, mouros, cavaleiros de Saint John, franceses e britânicos. Durante a Segunda Guerra Mundial seu papel como base para as Potências Aliadas foi essencial, porém no final foi devastada após ter sido fortemente bombardeada por aviões alemães e italianos.

Como resultado, o país e seu povo são moldados em várias culturas estrangeiras e costumam ser hospitaleiros com os turistas. A população de Malta é composta quase inteiramente de descendentes de antigos cartagineses e fenícios, além de italianos e outros povos do Mediterrâneo. E além de ser rica em cultura e história, Malta esbanja natureza. Para explorar a ilha, o ideal é ficar pelo menos quatro dias inteiros. Assim, você visitar com calma os pontos turísticos na capital Valetta (incluída na lista do Património Mundial de Malta pela UNESCO) ou explorar a antiga capital, Mdina (onde foram filmadas cenas de Westeros em Game of Thrones). Aproveite que pertinho de Mdina, fica Rabat, cidade com forte influência árabe.

 

O clima de Malta é tipicamente mediterrâneo. O verão é geralmente bem quente e seco, com temperaturas elevadas que podem chegar acima dos 40 graus.

Há muitas opções de acomodações e talvez seja difícil escolher a localização ideal. A vantagem é que o transporte de Malta é surpreendentemente eficiente. Os ônibus abrangem boa parte da ilha e há balsas que conectam uma parte à outra. Por isso, a maioria prefere se hospedar em Valetta para ficar perto do agito, mas com conforto pela maior variedade de restaurantes e lojas. Em 30 minutos um barco te leva até St. Julians, região bem baladada assim como Paceville ou Sliema (parte mais tranquila mas com boa vida noturna).

Mas seja onde ficar hospedado, reserve um dia inteiro para ir até a Blue Lagoon. Sem a menor dúvida o lugar mais lindo de Malta. A lagoa é uma deslumbrante piscina natural com água praticamente transparente e temperatura bem agradável. Descrever esse lugar é impossível, só vendo com os próprios olhos. Para chegar até lá, apenas de barco. A Blue Lagoon fica em Comino, uma das sete ilhas de Malta (apenas Comino, Malta e Gozo são habitadas e recebem turistas).

32484049615_1b566071d5_o
Foto: Munea Viajes

Os corajosos vão querer dar vários mergulhos na St. Peter’s Pool. Se esse fofíssimo Jack Russel consegue, você também consegue (clique aqui para ver o vídeo)!

peters-pool-429188
Foto: My Guide Malta

Eleita uma das praias mais bonitas de Malta, Paradise Bay tem uma fixa de areia de verdade e água transparente.

the-paradise-bay.jpg
Foto: Malta.com

 

Quer mais dicas?
Siga o https://instagram.com/ericanopolis

Curta a Página do Blog no Facebook
https://www.facebook.com/ericanopolis

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s