Dicas de Budapeste, a ‘Pérola do Danúbio’

O leste europeu às vezes é meio esquecido ou menosprezado por alguns turistas. Boa parte prefere se aventurar em cidades mais famosas como Paris. Quem gosta de sair da zona de conforto turística e se aventurar pelas cidades leste europeias sabe que elas não deixam nem um pouco a desejar.

Cidade mais populosa da Hungria, Budapeste é uma das cidades mais visitadas da Europa e recebe cerca de 5 milhões de turistas por ano. Apelidada de “Pérola do Danúbio”, se localiza na margem do rio de mesmo nome que corta a cidade de norte a sul.

Hospedagem

dcca4469-ffbe-4066-9fc6-61c8263ccbb7

Há uma grande oferta de hotéis na cidade, mas vale a pena procurar apartamento para alugar no Airbnb, os preços são bem mais em conta! Quando fomos, pagamos cerca de £25 por noite para um apartamento inteirinho (foto acima). Se você ainda nunca usou o Airbnb, pode clicar aqui para ganhar desconto na primeira reserva e criar seu perfil.

business-1531402_960_720
Reprodução

Dá para visitar os pontos turísticos com calma e sem tanta fila, descobrir um lado da História que você não conhecia e explorar o lado descolado e os inusitados bares em ruínas.

A melhor época para ir é na Primavera com temperaturas mais amenas. O verão é bem quente e pode chegar a mais de 35ºC, já durante o inverno as temperaturas são congelantes e beiram -10º,-15ºC.

hungary-1896330_960_720.jpg

Castelo de Buda – O rio Danúbio divide a cidade em dois – um lado se chama Buda e o outro, Peste. O Castelo de Buda fica no alto da montanha, você pode encarar a subida pela longa escadaria ou simplesmente optar pelo funicular – o segundo mais antigo do mundo, construído em 1870.

Basílica de Santo Estêvão – Maior igreja de Budapeste, é dedicada ao primeiro rei da Hungria, Estêvão. A entrada é gratuita, mas recomenda-se doações de pelo menos um euro/uma libra (ou 200 HUF). Não pode entrar com joelhos ou ombros descobertos.
Seg – Sex: 09h- 17h, Sáb: 09h-13h, Sun: 13h – 17h

Dica: Alguns câmbios não possuem o Forint, a moeda húngara. Tente sacar dinheiro diretamente nos caixas eletrônicos, mas em locais seguros. Evite a Rede EuroNet (a taxa e a tarifas são altas).

Bastião dos Pescadores – Chamado de Halászbástya ou  Fisherman’s Bastion, foi construído entre 1895 e 1902 e era protegido por pescadores caso o exército mongol voltasse novamente (como fizeram em 1240-1241). Hoje é conhecido pela sua arquitetura romântica, pois parece ter saído de um contos de fadas.

Parlamento HúngaroO edifício foi projetado e construído em estilo neogótico e é um dos maiores edifícios da Hungria. É possível fazer um tour guiado para conhecer por dentro. Dica: para uma vista perfeita, o ideal é atravessar a ponte para ver o Parlamento em toda sua glória do outro lado do Danúbio.

IMG_0269.JPG

Museu Nacional Húngaro – O Museu Nacional Húngaro é o lar de milhares de exposições que detalham a história, a arte, a religião e a arqueologia do país, incluindo exposições de áreas que agora não fazem mais parte do território da Hungria.

Bairro Judeu – A região do bairro Judeu é a parte descolado da cidade. Cheia de grafites e os amados “pubs em ruínas”, instalados em prédios abandonados e desertos. Essa “arquitetura” toda compõe o charme dos bares. Para #bonsdrinks, Instant, Fogas Ház, Kuplung e Szimpla são algumas das opções.

Spas – A cidade é famosa pelos suas águas termais e temperaturas entre 30ºC; ricas em sulfatos, cálcio, magnésio, bicarbonato e flúor, que ajudam pacientes com doenças articulares degenerativas e outros problemas médicos. Os spas mais conhecidos são Széchenyi e o do hotel Gellert que sofreu danos durante a Segunda Guerra Mundial, mas passou por uma renovação em 2008 para trazer os banhos de volta.

bathing-1272587_960_720

Dica: Nem tudo mundo fala inglês em Budapeste. Melhor preparar o aplicativo do Google Tradutor no celular.

gastronomia de Budapeste é bem variada e dá muito bem para se aventurar na culinária local. Tanto que existe um tour gastronômico para experimentar um pouquinho de da cozinha húngara. Além desse, há o tradicional free walking tour, em que o guia te conta sobre os principais locais e fatos históricos da cidade e você dá uma gorjeta no final. Outro que vale a pena para entender Budapeste é o tour sobre comunismo e sobre o bairro judeu. Pelo TripAdvisor, você encontra uma seleção com todos os grupos e empresas que proporcionam esses e outros tours, clique aqui.

Lángos, espécie de pizza frita com (normalmente frio) recheio em cima, é uma das típicas comidinhas de rua, facilmente encontradas em simples barraquinhas espalhadas pela cidade.

IMG_0354

Mas se quiser começar primeiro pela sobremesa, One Million Shake Bar oferece dezenas de opções de milkshake. E talvez para finalizar a noite, siga para o Ötkert, bar que além de servir comida, possui DJs, bandas ao vivo e pista de dança. Ah, um dos lugares que deve entrar na sua lista é o Ahoy! Chocolate & Lemonade bar, pois se tem algo que Budapeste sabe fazer é limonada.

IMG_0189

As limonadas não são nada simples, levam frutas frescas como grapefruit, framboesa, limão siciliano, morangos e até lavanda; as escolhas são infinitas e sempre maravilhosas. Além disso, são servidas nada mais nada menos do que num pequeno balde! O chocolate quente também é ótimo, feito com chocolate da Bavaria. Mas talvez você vá achar a versão fria mais saborosa. Quando você for embora de Budapeste ou quando lembrar de sua viagem, vai ser com muita saudade das incríveis limonadas húngaras.

Algumas cidades são superestimadas. Sabe como você chega naquele cartão-postal e pensa “ah, é isso?”. Já Budapeste, uma coitadinha menosprezada, vai te surpreender e vai te fazer voltar.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s