A tradição do chá e onde encontrar o Afternoon Tea ideal em Londres

No Reino Unido, se bebe mais chá do que água. São cerca de 165 milhões de xícaras por dia, ou seja, mais de 60 bilhões por ano. A média de café é de apenas 70 milhões xícaras diárias. Apesar disso, nenhum país que compõe o reino de Elizabeth está entre os maiores produtores de chá do mundo. O topo pertence à China, seguida da Índia e do Quênia.

Por aqui, o chá é levado bem a sério. Você pode ser julgado como toma a bebida; colocar uma colherinha ou mais de acúcar é até aceitável, mas leite antes da água quente e do sache é um crime imperdoável. Existe até a cor perfeita do chá pela quantidade certa de leite. Sim, eu também acho estranho tomar chá com leite, ainda mais esse chá preto horroroso. O tipo mais comum é o English Breakfast, uma infusão feita a partir de uma mistura de chás pretos de Assam, Ceilão e Quênia, e o famoso Earl Grey é um chá robusto infundido com um toque de óleo de bergamota. Mas existem mais de 1500 tipos de chá por aqui e para cada tipo tem sua forma ideal de beber.

Origem do chá da tarde
Algumas versões sobre o início desse ritual inglês dizem que se deu no Sri Lanka ou Índia, quando em 1800 a sétima duquesa de Bedfort, Anna sentia fome entre o almoço e o jantar e então começou a tomar chá todas as tardes. Para acompanhar eram servidos bolos, pães salgados, doces e torradas.  

Outra versão mais aceita por historiadores aponta que no século XVII, a princesa Catarina de Bragança, recém casada com Carlos II, ficou resfriada numa viagem ao reino Unido. Ela pediu que a corte lhe servisse um chá quente, este foi servido com ervas chinesas e para seu agrado doces variados e geléia de laranja foram servidos. Dizem ainda que ela ordenou que fosse servido em porcelana chinesa, ao contrário das canecas de metal usadas na época. A partir de então, a monarquia e a classe alta adquirou o hábito e até passou a dar “tea parties”.

flower-3157393_960_720

Apesar da fama do chá das cinco, os britânicos não têm horário marcado, bebem várias xícaras ao longo do dia, seja junto com o café da manhã, de tarde com biscoitos ou até durante o jantar para acompanhar uma lasanha (!). Em sua apresentação mais elegante, é servido como o Afternoon Tea, uma refeição composta de sanduíches, scones com creme e geléia, doces e bolos. O scone é um bolinho inglês, geralmente feitos de trigo, cevada ou aveia, e às vezes levam frutas na massa. Atualmente, o Afternoon Tea não é algo tão comum no dia a dia dos britânicos. Em geral, o costume é usado para celebrar eventos sofisticados ou especiais como um noivado ou até mesmo chá de bebê. A experiência também se tornou uma atração turística, por isso cafeterias, hotéis e lojas de departamentos focam nos estrangeiros e enfiam a faca no preço. É bom ficar atento às “ciladas”, porque tem muitos lugares caros e ruins! Ah, na maioria dos locais você pode repetir as guloseimas quantas vezes quiser.

São mais de 800 lugares em Londres que oferecem o chá da tarde tradicional ou versões mais modernas e diferentonas, o difícil é saber qual escolher.

Afternoon tea at Palm Court, The Ritz Hotel
Localizado no bairro da riqueza, Mayfair, é o mais famoso e luxuoso Afternoon Tea de Londres. Servido elegantíssimo Palm Court (que aliás tem até dress code!) são 18 variedades de chá, sanduíches finamente cortados, scones recém-assados com geléia e creme de leite e uma variedade de delicados doces. O Ritz chegou a receber um certificado de louvor no Afternoon Tea Awards 2016 em reconhecimento aos seus altos padrões no serviço de chá. Preços a partir de £57 por pessoa.

Confira outras opções semelhantes: Claridges Hotel, The Savoy, The Dorchester, The Connaught

ritz_palm_court.jpg


Afternoon tea at The Gallery,
Sketch
Todo estiloso e rosa, o Sketch serve o Afternoon Tea com toques franceses; inclui sanduíches com caviar e macaroons e custa a partir de £59 por pessoa. Já falei dele aqui.

DS_gallery_new_1.jpg


Charlie and the Chocolate Factory Afternoon Tea,
One Aldwych 
O hotel se inspirou no filme A fantástica fábrica de chocolate para criar este chá cheio de delícias que incluem desde bolinhos de chocolate, chocolate quente e até algodão doce; £45 por pessoa. Vencedor do ‘Melhor Chá da Tarde em Londres’ pelo Bookable em 2017.

OB296874_942long

Mad Hatter’s Afternoon Tea, Sanderson Hotel
O Chapeleiro maluco te espera no Sanderson Hotel para um irreverente chá da tarde,  baseado em Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll – £48 por pessoa

mad-hatters-afternoon-tea-at-sanderson_mad-hatters-afternoon-tea-at-sanderson_4e77e663e3d5f33b74509e02846e4aec

Charbonnel et Walker Afternoon Tea, May Fair Kitchen
Outro Afternoon Tea para os maníacos por chocolate que possui bolinhos de chocolate, bolo de laranja, donuts e tiramisu com raspas de chocolate e trufas da Charbonnel et Walker, marca de chocolate mais antiga do Reino Unido que data desde 1875. £35 por pessoa.

Opções semelhantes: Chocolate and Orange Afternoon Tea no Park Grand Hotel (a partir de £13 pelo Groupon)

may-fair-hotel-high-tea-justindesouza1600

 

Afternoon tea at Diamond Jubilee Tea Salon, Fortnum & Mason
Um das experiências mais clássicas, talvez seja na loja de departamento Fortnum & Mason, afinal o salão de chá foi inagurado pela própria Rainha Elizabeth. A extensa seleção de chás da Fortnum & Mason de várias partes do mundo possui mais de 50 tipos  de chá (£49 por pessoa) e inclui blends raros (£53). Há uma opção para degustar chás e aprender como cheirar e saborear o chá da maneira certa (extra £12.50). Oferece versão apenas salgada e também bolinhos e sanduíches sem gluten e vegan.

Confira outras opções semelhantes na Harrods (£55 por pessoa).

the-diamond-jubilee-tea-salon-westminster-london-1

 

Afternoon Tea com vistas incríveis
Localizado no topo da Torre 42, um dos edifícios mais altos de Londres, o Vertigo42 tem oferece uma experiência memorável com vistas panorâmicas dos marcos mais emblemáticos de Londres como o The Shard e Tower Bridge. A partir de £32 para duas pessoas pelo Groupon. O Aqua Shard também fica nas alturas e capta os principais pontos do leste da cidade, como o The Gherkin e a St. Paul’s Cathedral. O ideal é reservar com um ou dois meses de antecedência (£45 por pessoa).

aqua_shard_tea

Pelo site Afternoon Tea UK você pode visualizar todos os locais disponíveis no Reino Unido.

 

 

Anúncios

Um comentário em “A tradição do chá e onde encontrar o Afternoon Tea ideal em Londres

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s