A desvantagem em morar fora do Brasil

Há algum tempo fiz uma lista do que para muitos (ou não) poderiam ser boas vantagens em morar na Inglaterra (clique aqui para ler). Claro que nem todo mundo concorda. Mas o que falta essas pessoas entenderem é que cada um tem uma experiência e visão diferentes, tanto no Reino Unido como no Brasil. Não existe verdade absoluta.

Contudo, acho que em geral podemos nos identificar mais com as desvantagens do que as vantagens. Nem sempre conquistamos o que viemos buscar, alguns de nós ainda estão procurando essa aventura e qualidade de vida que tanto falam.

Mas na maioria das vezes sofremos com a mesma coisa e a maior desvantagem que existe em morar fora do Brasil é a falta.

A falta da família, a falta dos amigos, a falta de sol. E o pior, sofremos com a falta que causamos também. A falta em aniversários, happy hours, dia das mães, dia dos pais, almoços de domingo. Não estamos mais ali para viver aquelas momentos que pareciam banais e que hoje são preciosas memórias.

Não poder comer coxinha com catupiry e beber um suco de maracujá fresquinho também é uma grande desvantagem. A falta que isso faz chega a doer o estômago. É aquela falta do hábito comum, de uma vontade simples que vira sonho. Quem nunca sonhou com uma coxinha e acordou bem na hora que ia dar uma mordida?

Essas coisas tão ordinárias do nosso antigo dia a dia fazem falta. A gente tenta esquecer ou pelo menos não lembrar muito. Se a gente não se acostumar com a dor dessa falta, não teremos força nas pernas para andar à nenhum lugar. Seremos apenas corpos mortos que se rastejam por aí.

Você fica vendo a vida de quem ficou do outro lado do oceano passar. Mas a sua vida passa também, às vezes para trás, às vezes para frente. De vez em quando decide voltar ou nunca mais voltar. Parece que morar fora do Brasil é morar fora da vida de quem você conhece, se tornando apenas um estranho que visita uma vez ou outra. A saudade está constantemente batendo, mas a gente soca e chuta bem forte para dentro. E quando alguém chora de saudades nossas, o que sentimos é mais culpa do que o mesmo sentimento.

Sim, morar fora do Brasil vai te trazer umas experiências impagáveis. Mas você vai experimentar a dor como nunca antes. A não ser que você seja coração de gelo, po.

Podemos sentir um grande vazio, um buraco gigante pela falta. Mas quem é importante nunca vai realmente faltar. Quem a gente ama se transborda em tudo o que fazemos. Somos pedaços pesados de cada um, ou não seríamos um ser inteiro. Essas coisas tão ordinárias do nosso novo dia a dia se preenchem com aqueles que ficaram. A falta é um sentimento que nos belisca, lembrando que nada daquilo realmente está ausente, mas sim presente. É na vendinha do indiano que vemos o chocolate preferido da irmã, um cara bonitão que seria perfeita para sua amiga. Quando você está no supermercado e ri sozinha lembrando como seus amigos foram tão idiotas e hilários naquela vez. O cheiro do vinho predileto do seu pai. Aquele bolo que nem se compara com o da sua avó. O gatinho ou cachorro que jamais vai ser tão fofo como o seu. A voz da sua mãe antes de sair para colocar o casaco ou não ir com aquela roupa ridícula.

Sem a falta não sabemos que temos algo a perder, algo nos esperando de volta, que nos dará sempre conforto. Sem a falta somos mais vazios e ralos do que nunca e não iríamos conseguir aproveitar as vantagens. Porque no fim na vida, não existe desvantagem quando existe amor.

 

 

Anúncios

3 comentários em “A desvantagem em morar fora do Brasil

  1. Lindo texto!As palavras demonstram muitas emoções para as pessoas corajosas que moram longe da família,dos amigos ,dos costumes,da sua história de vida e do seu País .Mas tudo isso pode ser resolvido com 4 letras:AMOR .

    Curtir

  2. Infelizmente o texto e o que passo nos dias de hoje 1 ano após a saída do Brasil. Mas mesmo com todos esses sentimentos aqui ainda é muito melhor do que lá, eu tinha uma vida estável e bem sucedida mas, estáva cansado de viver com medo de não poder sair a vontade, aqui tenho o que não tinha lá paz tranqüilidade e um futuro. Sim pois a cada dia que se eu saia não sabia se ia voltar 2 vezes assaltado 1 carro novo e por pouco não foi minha vida e isso não a preço. Então sim tenho falta dos meus amigos mas não do país.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s