Florença é uma cidade tão encantadora que parece mais uma obra de arte, realizada por grandes gênios da humanidade que moraram lá. Em pouco mais de uma hora de Roma, você faz este percurso de trem.
Duomo di Firenze http://www.duomofirenze.it
“Duomo” vem do latim “domus”, que significa “casa”. O histórico ponto de Florença é uma casa de Deus e demorou quase dois séculos para ser construída pelo próprio povo.
Ponte Vecchio Acredita-se que a construção da Ponte Vecchio data da época da Antiga Roma e que, originalmente, era feita de madeira, mas foi destruída pelas cheias de 1333. Taddeo Gaddi, pintor e arquiteto italiano do Renascimento, reconstruiu a ponte em 1345. Além de se deliciar com a vista, você pode visitar as lojas e mercados ao longo de sua passagem.
Galleria degli Uffizi http://www.uffizi.firenze.it
A Galleria degli Uffizi (Galeria dos Ofícios) possui exibições dos maiores artistas da história do Renascimento e do mundo. Entre as obras estão “O Baptismo de Cristo”, “A Anunciação” e “A Adoração dos Magos” de Leonardo da Vinci; “Madonna de Goldfinch” de Rafael; “Primavera” e “O Nascimento de Vênus “Botticelli; “The Doni Tondo” de Michelangelo; “Flora” e “A Vénus de Urbino” de Tiziano.
Galeria dell’Academia http://www.polomuseale.firenze.it/accademia
A Galeria da Academia de Belas Artes de Florença é responsável por guardar e preservar importantes obras da humanidade como a estátua de David, esculpida por Michelangelo. Fundada em 1784, tinha como o objetivo proporcionar o acesso e estímulo à arte aos estudantes da área, além de se criar um centro de ensino com várias escolas artísticas.
Convento Di San Marco http://www.polomuseale.firenze.it/english/musei/sanmarco Frei Giovanni de Fiésole, conhecido também como Frei Angélico, foi um dos maiores pintores do Renascimento e por isso ficou responsável por pintar o interior das celas com imagens de Cristo. O Convento é hoje um museu também e além de abrigar outras pinturas do Frei Angélico, possui exibições de artistas como Domenico Ghirlandaio, Alesso Baldovinetti, Giovanni Antonio Sogliani e manuscritos preservados numa biblioteca projetada por Michelozzo.
Basilica di Santa Croce http://www.santacroceopera.it
Diz a lenda que foi o próprio São Francisco de Assis que fundou a Basilica di Santa Croce, uma das principais igrejas do mundo cristão. Conhecida também como Panteão das Glórias Italianas, possui 16 capelas, muitas decoradas por Giotto e ainda guarda os túmulos dos mais célebres italianos como Michelângelo, Galileo Galilei, Maquiavel e Rossini. Uma das principais igrejas do mundo cristão Blog Vamos para a Itália STB 03/10/2011 03/10/2012 43.768955 11.262124
Palazzo Pitti http://www.palazzopitti.it
O Palazzo Pitti foi construído por Luca Pitti e projetado por Brunelleschi. Mas em 1550, devido à falência de Pitti, foi comprado pelos Médicis tornando-o sua residência urbana. É bom reservar um dia inteiro para visitá-lo, pois o Palácio ainda possui um grande acervo da Galeria de Arte Moderna e o maravilhoso jardim Boboli para conhecer. Não perca também a Galeria Palatina que guarda obras de artistas como Boticelli e Rafael. Você pode comprar um ingresso que dá acesso a todos os museus do palácio, o “biglietto cumulativo”.
Piazza della Signoria A Piazza della Signoria é uma obra de arte ao céu aberto, repleta de belíssimas esculturas, emoldurando todo o charme e esplendor de Florença. A praça possui até hoje grande importância política também, por ser palco de muitas manifestações sociais.
Mercato Centrale Existente desde 1874 e projetado por Giuseppe Merngoni, arquiteto responsável pela Galeria Vittoria Emanuele em Milão, o Mercado de Florença é um dos maiores da Europa. Lá você encontra alimentos frescos como queijos, carnes, frutas e vegetais, além de molhos e massas.
Museo Casa di Dante http://www.museocasadidante.it
O museu abriga relíquias que pertenceram ao autor de “Divina Comédia”, Dante Alighieri. Aqui você encontra além de objetos pessoais e documentos, várias edições de sua famosa obra.
Piazza San Lorenzo A Piazza San Lorenzo é o coração de Florença. A região concentra o agito das maiores atrações turísticas como o Mercato Centrale e a Basílica San Lorenzo, além de lojas, café, bares e restaurantes.
Basílica de San Lorenzo http://www.operamedicealaurenziana.it
A Basílica de São Lourenço, que possui uma imponente cúpula, símbolo de Florença, é uma obra de arte feita por Filippo Brunelleschi, um dos maiores arquitetos do período do Renascimento. A belíssima igreja abriga esculturas e o monumento sepulcral de Donatello.
A língua oficial é o italiano, falado por quase toda a população. Existem mais de 100 dialetos que funcionam como outras línguas nas respectivas regiões como o Vêneto, o napolitano e o sardo.