Oxford, Inglaterra: uma cidade medieval e inspiradora

Cerca de uma hora e meia de Londres, dá para passar mais de um dia visitando Oxford.  A cidade universitária é conhecida não só apenas por ser um centro de conhecimento e cultura, orgulho do Reino Unido, mas também pelo seu charme. A cidade inspirou diversos escritores, principalmente Lewis Carroll, autor de Alice no País das Maravilhas, além de C. S. Lewis (As Crônicas de Nárnia) e J. R. R. Tolkien (O Senhor dos Anéis). Foi apelidada de “A cidade dos sonhos espirais” pelo poeta Matthew Arnold em referência à arquitetura harmoniosa dos edifícios universitários de Oxford.

32655189022_f89df09a59_k
Foto: Alison Day

Universidade de Oxford A Universidade de Oxford foi fundada no ano de 998. Mas foi em 1167, quando o rei Henrique II proibiu que ingleses estudassem na Universidade de Paris, que Oxford começou a crescer. Sua arquitetura medieval, a universidade possui vários prédios espalhados ao seu redor. Cinco reis, 47 ganhadores do Prêmio Nobel, 26 primeiros ministros britânicos, 30 líderes internacionais, 12 santos, 20 arcebispos da Igreja Anglicana, cerca de 50 ganhadores de medalha olímpica e vários outros nomes famosos da humanidade passaram por lá. O local também foi set de filmagens da saga de Harry Potter.

Christ’s Church College Atualmente, a Christ Church é tão famosa pelos seus antigos estudantes quanto por ter sido local de gravações dos filmes de Harry Potter. Fundada em 1524, é um dos maiores colégios da Inglaterra. Conhecer sua infra-estrutura é um ótimo passatempo.

Oxford Museum
http://www.museumofoxford.org.uk
Uma visita ao Museu de Oxford vai fazer você descobrir mais sobre a cidade e seus residentes. Há exposições que falam sobre a época medieval, guerras e literatura. O museu oferece eventos e atividades, as quais você pode conferir a programação no site.

Bodleian Library
http://www.bodleian.ox.ac.uk
Existente desde 1602, é a principal biblioteca da Universidade e uma das maiores bibliotecas do mundo (a segunda do Reino Unido). São mais de 11 milhões de livros e manuscritos e cerca de 250 quilômetros de prateleira!

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Foto: Bodleian Libraries

Botanic Garden
http://www.botanic-garden.ox.ac.uk
O Jardim Botânico é maravilhoso, especialmente durante a primavera quando há flores coloridas e as árvores parecem mais alegres e encantadoras. O local deslumbra cerca de 7 mil espécie de plantas, as quais você pode apreciar e conhecer durante um passeio num fim de tarde.

Oxford Castle http://www.oxfordcastle.com
Volte ao período medieval em uma visita ao Castelo de Oxford. O local era usado para manter inimigos da Coroa presos desde 1071. Conheça as criptas, as torres, as passagens e a história instigante do local.

Modern Art Oxford http://www.modernartoxford.org.uk
Fundado em 1965, o museu abriga apresentações e exposições de arte moderna do mundo todo. Você pode conferir a programação no site de eventos educativos e atividades.

Carfax Tower Uma das atrações turísticas principais da cidade. Em 1818, a igreja de St. Martin foi reconstruída, mas devido aos problemas  de tráfego nas ruas, teve que ser demolida em 41896. Sua torre ainda está lá e pode ser visitada diariamente.

Oxford Covered Market
O Covered Market, existente desde 1774, é uma feira tradicional como as outras que vendem de tudo um pouco. Mas a vantagem é que ela é coberta! Em dias chuvosos e frios, é bem mais agradável fazer compras e tomar um chá no local. Com livrarias, confeitarias, quiosques com comidinhas, joalherias, floricultura e muito mais, é um bom passatempo.

Museum of Natural History  http://www.oum.ox.ac.uk
Crianças e adultos se divertem no Museu da História Natural. Impressionante com seus esqueletos de dinossauros expostos logo na entrada, você vai aprender várias curiosidades sobre esses e outros animais.

Museum of the History of Science www.mhs.ox.ac.uk
O museu conta a história da cidade e seus cidadãos. Há várias exibições com instrumentos científicos, eventos e atividades para todas as idades e uma lojinha interessante do museu.

Palácio de Blenheim http://www.blenheimpalace.com
O majestoso Palácio de Blenheim foi construído pelo Duque de Marlborough. Graças as suas vitórias na Guerra, a Rainha Anne lhe concedeu a posse de um terreno e o título de duque. Possui uma arquitetura belíssima. Entre os destaque da visita estão o Great Hall, Green Drawing Room, Red Drawing Room, o Saloon, as três State Rooms, Biblioteca e Capela. Blenheim fica na cidade de Woodstock, pouco ao norte de Oxford. Há linhas de ônibus que partem para lá.

Ashmolean Museum http://www.ashmolean.org
Suas galerias dispõem de grandes tesouros desde a era Paleolítica As galerias do Ashmolean dispõem de grandes tesouros desde a era Paleolítica até a época da Rainha Victoria. Há inclusive exposições de arte do Oriente Médio, China e Índia.

Sheldonian Theatre
http://www.ox.ac.uk/subsite/sheldonian_theatre/sheldonian_theatre
O Sheldonian Theatre foi erguido entre 1664 e 1668 e é considerado uma das jóias arquitetônicas de Oxford. Na programação, há sempre eventos como festivais de literatura e orquestras.

sheldonian

LOJAS

Antiques on High, 85 High Street
http://www.antiquesonhigh.co.uk
Quem gosta de colecionar, vai se divertir encontrando antiguidades nessa loja. Há uma grande variedade que vai de jóias e objetos de prata a livros e roupas.

Frederick Tranter, 37 High Street
http://www.fredericktranter.co.uk
Se quiser encontrar um presente diferente vá à loja Frederick Tranter. O local sugere que você encontrará objetos de gentlemen como cigarros, charutos, cachimbos, acessórios para se barbear, canivetes, entre outros.

Alice’s Shop, 83 St Aldates
http://www.aliceinwonderlandshop.co.uk
Essa loja aparece nos livros de Lewis Carrols e era originalmente chamada de Old Sheep Shop na qual Alice comprava doces. Hoje, a Alice’s Shop vende de tudo um pouco e é um verdadeiro país das maravilhas. Você encontra bonecas, chaveiros, porcelanas, relógios, entre outros sourvernirs de Alice.

6369808043_b0fd07801a_b
Foto: Ben Sutherland

University of Oxford Shop http://www.oushop.com
A loja da Universidade de Oxford vende cachecóis, moletons, toucas, camisetas básicas e também pólos com estilo de rugby. Além disso, há também bolsas, canecas, chaveiros, relógios, calendários, baralhos, livros e cadernos.

Brora Cashmere http://www.brora.co.uk
Proteja se do frio com elegância. A loja vende cashmere escocês de várias cores para homens e mulheres. Cintos, cachecóis, vestidos, sapatos e colares estão disponíveis também para você compor seu visual.

Rowell of Oxford Jewellers http://www.rowellofoxford.co.uk
Tudo bem se você não tiver dinheiro suficiente ou não queira fazer uma proposta de casamento por enquanto. A visita a Rowell não tem preço. Existente desde 1797, estabelece-se como uma das joalherias mais antigas de Oxford. O local já forneceu colares, anéis com pérola, diamante e ouro até para a realeza. Aproveite para dar uma espiada nos novos e antigos relógios e barômetros.  

NOITE

Thirst Bar, 7-8 Park End Street
http://www.thirstbar.co.uk
Se você tem sede de diversão, vá ao Thirst Bar. As noites começam lá pelas setes horas da noite e costumam terminar às três da manhã com muito dance music rolando na pista.

Old Fire Station, 40 George Street
https://oldfirestation.org.uk
Depois de um dia de estudos, trabalho ou de passeios, a The Old Fire Station que é também um centro cultural, agita as noites de Oxford. O bar tem boas seleções de drinques e os DJ’s animam o pessoal na pista.

 

FOTO DE CAPA: sagesolar

 

Anúncios

2 comentários em “Oxford, Inglaterra: uma cidade medieval e inspiradora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s