O primeiro tango em Paris

Arco do Triunfo, Place Charles-de-Gaulle 
http://arc-de-triomphe.monuments-nationaux.fr – $
Erguido em comemoração às vitórias militares de Napoleão, o Arco do Triunfo possui gravados os nomes de 128 batalhas e 558 generais. Caminhe à pé pela avenida George V até o Arco. É uma das avenidas mais chiques de Paris, onde fica o hotel Ritz. No Arc de Triomphe lembre-se da passarela subterrânea para acesso a ele. Para tirar uma foto bem bonita do Arco atravesse a Champs Elysées e pare no meio da faixa de pedrestre para um ‘clic’ rápido. A foto sempre fica linda com o arco e a avenida ao fundo! Atenção! Se for de metrô, não confunda a estação da praça Charles de Gaulle onde ele se localiza, com a estação do aeroporto Charles de Gaulle.

arc-de-triomphe-1283422_960_720

Torre Eiffel,  http://www.tour-eiffel.fr/ $
Inaugurada em 1889 para a Exposição Universal que celebraria o centenário da Revolução Francesa, o maior símbolo de Paris e da França, a Torre Eiffel, causou muita controvérsia. Muitos cidadãos chamavam-na de “chaminé de ferro” e no início ela tinha licença para permanecer montada por apenas dois anos, mas hoje é adorada e visitada por mais de 7 milhões de pessoas todos os anos. Sua estrutura de aço com 324 metros de altura está dividia em três níveis, sendo que em um deles está o elegantíssimo restaurante Jules Verne, além de um pequeno museu de cera e um cinema que conta a história da construção da torre. Do topo, tem-se a vista mais deslumbrante da cidade-luz.

eiffel-tower-1156146_960_720

Museu do Louvre http://www.louvre.fr – $
Paris é uma aula de história ao ar livre, mas é dentro dos museus que estão guardados os maiores tesouros da humanidade. O Louvre é o museu  mais visitado do mundo e abriga em seu acervo cerca de 300 mil peças, entre telas e esculturas, manuscritos e estátuas, do Egito antigo às criações de Rembrandt, Goya, Botticelli – e claro, a ‘menina dos olhos’, a Mona Lisa de Leonardo da Vinci. É impossível conferir todas as atrações em um único dia, então se organize para conferir as obras mais significantes do museu. Para evitar filas, prefira ir pela manhã e nos dias da semana (o museu abre diariamente às 9 da manhã, exceto às terças-feiras). A entrada é gratuita no primeiro domingo do mês, mas se esta for essa a sua opção prepare-se porque as filas são de dobrar quarteirões!

Você sabia? O museu de Louvre foi construído em 1190 e, na época, era utilizado como fortaleza dos ataques vikings.

louvre-102840_960_720

Catedral de Notre Dame http://www.notredamedeparis.fr
Outro programa imperdível é conhecer a Catedral de Notre-Dame, o grande expoente francês do período gótico com seus vitrôs, portais, abóbadas e gárgulas erguidos no século XI. Sua nave central é dar frio na barriga; subir os 386 degraus que levam às torres, cada uma com 69 metros de altura, é de tirar o fôlego. Mas a vista que se tem do alto vale cada passo dado. Como recompensa, Paris aos seus pés.

Você sabia? A Catedral de Notre-Dame foi concluída 170 anos depois do papa Alexandre III ter iniciado a obra.

Museu d’Orsay,  62 Rue de Lille http://www.musee-orsay.fr –  $
O Musée D’Orsay está às margens do Sena, localizado em uma antiga estação de trem do século 19. Sua iluminação natural deixa o ambiente leve, tornando sua visita às obras de mestres impressionistas como Renoir, Manet e Degas, por exemplo, ainda mais impressionante.

Museu Rodin, 79 Rue de Varenne www.musee-rodin.fr – $
No museu Rodin você encontra as famosas esculturas do artista, inclusive O Pensador e a Porta do Inferno. O que chama atenção é o seu jardim com rosas lindas!

Palais de Tokyo, 13 Avenue du Président Wilson http://www.palaisdetokyo.com – $
O Palais de Tokyo conhecido também como o palácio da arte moderna é o centro de arte contemporânea de Paris com instalações criativas desde 2002. Abre das 12 às 24hs e fecha às 2ªs feiras. O metrô mais próximo é o Iéna. Para matar a fome depois da visita, vá ao restaurante Nomiya que fica o topo do Palais de Tokyo e tem uma vista privilegiada da Torre Eiffel.

Musée de l’Orangerie  www.musee-orangerie.fr – $
No Musée de l’Orangerie você encontra as famosas Ninféas de Monet, além de maravilhas de Cézanne, Picasso e Rousseau.

Château de Versailles, http://www.chateauversailles.fr – $
Versalhes é um luxo! Que tal caminhar pelos salões e aposentos onde um dia viveu Maria Antonieta e a corte francesa? Visitar o Palácio de Versalhes é voltar aos tempos de Luis XIV, o Rei Sol, e imaginar como era a rotina da nobreza mais opulenta da Europa. Patrimônio Mundial da UNESCO, o Château impressiona pela sua grandiosidade: para você ter uma ideia, são mais de 2 mil janelas, 700 quartos e 700 hectares de parque que, aliás, em dias de sol, são um espetáculo à parte com seus jardins simétricos.

versailles-1128989_960_720

Sacré-Coeur, http://www.sacre-coeur-montmartre.com
O edifício romano-bizantino de Sacré-Coeur foi completado em 1914. A igreja possui uma arquitetura magnífica. A entrada é gratuita, mas para chegar até lá prefira por meio do funicular (espécie de bondinho), custa o mesmo que um passe de metrô ou aventure-se pelas escadarias de Montmartre.

sacred-140962_960_720

Le Panthéon http://pantheon.monuments-nationaux.fr – $
Perto da Sorbonne e do metrô Cardinal, fica essa imponente igreja em estilo neoclássico com o maior domo de Paris. Depois da Revolução Francesa, Le Pantheon tornou-se um mausoléu. Victor Hugo e Voltaire são algumas personalidades que estão enterradas lá.

Les Invalides & Musée de l’Armée http://www.invalides.org – $
Para quem quer visitar a tumba de Napoleão, um dos imperadores mais importantes e famosos do mundo e ainda conhecer um pouco de sua história, deve ir ao Musée de l’Armée. O acervo militar reúne os principais objetos utilizados pela França e por Napoleão em batalhas como suas armas, seu chapéu, entre outros. A estação mais próxima de metrô é a La Tour Maubourg.

Centre Georges Pompidou http://www.centrepompidou.fr – $
Batizado em  homenagem ao  presidente francês anterior Georges Pompidou (1911-74), o centro recebe milhões de visitantes por ano. Famoso pelo seu  Museu de Arte Moderna, apresenta obras cubistas, abstratas do pós-guerra e outras exibições em vídeo. Vale a pena passar uma tarde neste lugar futurístico!

Cimetière de Montmartre
Pode parecer estranho, mas na Europa é comum visitar cemitérios como ponto turístico. Aqui, no cemitério de Montmartre você vai se deparar com nomes famosos da história como Émile Zola. As estações de metrô mais próximas são Blanche e Place de Clichy.

Hôtel de Ville http://www.paris.fr
O Hôtel de Ville é a sede municipal desde 1357. O edifício renascentista foi totalmente reconstruído após um incêndio em 1871. Além de alojar a administração da cidade, é o local de trabalho e reuniões do presidente do município (desde 1977) e foi palco de grandes acontecimentos da história da França, inclusive a Comuna de Paris.

Université Sorbonne http://www.sorbonne.fr
A Universidade de Sorbonne foi fundada em 1253. Ainda hoje abriga a Faculté des Lettres. É aberta ao público apenas quando há exposições ou concertos.

Place de la Concorde http://www.paris.org/Monuments/Concorde
A Praça da Concórdia (Place de la Concorde) é a maior praça da cidade e dá para ir a pé até a Champs-Élysée. O obelisco e suas ornamentadas fontes representam a navegação. Além de poder ver vários pontos turísticos ali, dá para sentar e relaxar um pouco com uma vista agradável.

paris-114323_960_720

Champs  Elysées
Champs Elysées não é apenas a avenida mais famosa do mundo, é também a mais charmosa. Criada em 1667, onde o Arco do Triunfo fica, é cercada de cafés e lojinhas. Ótimo lugar para passear a qualquer hora dói dia ou da noite, quando fica toda iluminada.

Place  de  la  Bastille        
Paris expressa charme, romance e história também. Não deixe de visitar a famosa Bastilha. Cenário de um dos capítulos mais importantes da Revolução Francesa, a antiga prisão foi tomada em 14 de julho de 1789, libertando os prisioneiros.

Musée de l’Homme http://www.museums-of-paris.com/musee_fr.php?code=342 – $
O Musée de l’Homme que faz parte do Muséum National d’histoire Naturelle, é um museu que exibe coleções sobre antropologia, etnologia e pré história. Lá você encontra até múmias incas! À noite você pode tomar um drink no restaurante e ter uma vista única da torre já com as luzes acesas.

Paris é dividida em “arrondissements”, ou distritos, espalhados pela Rive Droite (margem direita do Sena), pela Rive Gauche (Margem Esquerda do Sena) ou fazendo parte Ilhas Ile de la Cité e Île Saint- Louis).


PASSEIOS

paris-2499022_960_720

Alugue uma bicicleta e faça um passeio ao redor de Paris
Velib é um projeto da da Prefeitura de aluguel de bicicletas. Espalhadas em pontos pela cidade, você pode alugar através de seu catão de crédito por um preço super acessível. Depois de circular pelas charmosas ruas de Paris, basta devolvê-la em qualquer outra estação da Velib.

Moulin Rouge, 82 Boulevard de Clichy http://www.moulinrouge.fr – $
Os cabarés de Paris são símbolo de entretenimento desde o século 19. Para quem acha válida a ideia de assistir a um show de can-can, ver bailarinas dançarem e cantarem de maiô e plumas para uma plateia eclética (pense em grupos enormes de japoneses fotogrando tudo, maravilhados com o frenesi) sugerimos a casa mais tradicional da cidade, o Moulin Rouge. É quase folclórico, mas pode ser uma experiência muito divertida.

moulin-rouge-392147_960_720

Paris Sightseeing – Hop On Hop Off  – $
O ônibus “hop on/hop off” circula por toda a cidade de Paris e a vantagem é que você pode descer quantas vezes quiser em um ponto para conhecer melhor a atração.  O tour ainda inclui fone de ouvido com comentários para descobrir tudo sobre a Torre Eiffel, Museu do Loivre, Museu d’Orsay e outros lugares. Ideal para quem não quer pegar o metrô.

Eurodisney http://www.disneylandparis.com – $
A Euro Disney é tão encantadora quanto a cidade de Paris. E claro, tão divertida como a de Orlando! São vários parques para curtir o dia inteiro! A 32 kms de Paris, você pode ir de trem saindo da estação  Châtelet Les Halles. Siga as placas de transferência  para o trem RER A4. O seu destino é a Marne-la-Vallée/Parcs Disneyland. Fácil, não tem erro. Divirta-se!

Jardins de Claude Monet, Giverny http://www.fondationmonet.com – $
Quer ter a sensação de estar dentro de um quadro de Monet?  Os jardins de Giverny, a 70 km de Paris, inspiraram o artista Claude Monet a pintar os seus mais belos quadros. Fãs do impressionismo vão se deparar com a famosa ponte japonesa. Para chegar, saindo da estação St. Lazare, pegue o trem até Vernon. Fechado no inverno.

Vale do Loire – $
O Vale do Loire, cerca de 100 km de Paris, tem a maior concentração de castelos da Europa. Dá para se sentir num conto de fadas! 
No ano de 2000, a área central do vale do rio Loire entre Maine e Sully-sur-Loire, entrou para a sua lista de Patrimônio Mundial da UNESCO. E não por menos. O Vale do Loire, também chamado de Jardim da França e Berço da Língua Francesa, é uma região na França famosa por seus castelos Amboise, Chambord, Villandry e Chenonceau.Para conhecer todos os outros castelos, acesse http://www.chateaux-valdeloire.com. Sua paisagem é extraordinária e por muito tempo foi o local preferido de reis e aristocratas franceses. A região também é conhecida pela culinária e pelas diversas vinícolas. O ideal é alugar um carro para chegar até lá e se locomover de um castelo para o outro. É possível também ir de ônibus.

Nice
A região é queridinha pelos franceses por suas belas paisagens
http://www.nice.fr
Brasileiros estão acostumados com belas praias. Nice tem um mar lindo, mas possui pedras no lugar da areia fofinha. Mesmo assim, vale visitar a região, um dos lugares mais movimentados e queridinhos dos franceses e estrangeiros. Lá, não deixe de conhecer o Museu Chagall, o museu Henri Matisse e o de Pablo Picasso, onde ficam expostas importantes obras desses artistas. Nice fica pertinho de outras cidades como Riviera Francesa, Saint Tropez e Cannes. Ainda, você pode fazer até uma esticadinha em Mônaco.

Mônaco
http://www.visitmonaco.com
O microestado do Principado de Mônaco, situado no sul da França,  fica a menos de 20 km a leste da cidade de Nice. Fundado em 1297, o Estado é governado há mais de sete séculos pela família Grimaldi. Conhecido por ser uma região de milionários e cassinos, há várias atrações para você curtir em um final de semana como o Porto de Montecarlo, Museu Oceanográfico e a Catedral de San Nicolás


COMPRAS

Galerias Lafayette http://www.galerieslafayette.com
Parada obrigatória mesmo para quem não quer fazer compras, as Galerias Layfaette tem um esplendor único não só pelas grifes que abriga, mas pela sua arquitetura. Guess, Converse, Diesel, Ralph Lauren, Hugo Boss, Kenzo são algumas marcas que você vai encontrar em seus 10 andares.

lafayette-galleries-500685_960_720

Sephora http://www.sephora.fr
O paraíso para amantes de maquiagem e outros produtos de beleza. Vende todas as marcas de cosméticos mais desejadas.

Monoprix http://www.monoprix.fr
Elas estão espalhadas pela cidade. Em uma Monoprix, você compra de tudo um pouco. Tem padaria, papelaria, perfumaria, roupas, etc. e preços e ofertas bacanas!

Editions de Parfums Frédéric Malle http://www.editionsdeparfums.com
Editions de Parfums é um universo secreto dos melhores perfumistas do mundo. Lá dá para conhecer as autênticas criações em cabines vedadas. Os perfumes possuem cuidados especiais e são guardados em armários refrigerados. Os atendentes também te ajudam a encontrar o seu perfume ideal.

Alain Mikli http://www.alainmikli.com
Uma das lojas mais cools e contemporâneas de Paris, vende óculos que são o máximo! O criador Alain Mikli assinou armações do Bono, vocalista do U2 e coleções de Issey Miyake e da Chanel. A loja tem ambiente bem descolado.

Colette http://www.colette.fr
Do básico ao sofisticado, a Colette atende todos os gostos. Lá você encontra marcas como Marcs Jacobs, Givenchy, Chloe, Alexander McQueen, acessórios para a casa e até exposições de novos fotógrafos!

A.P.C. http://www.apc.fr
São roupas básicas para o dia-a-dia, mas com muito estilo. A A.P.C. ainda vende itens como bloco de notas, agendas, velas perfumadas e até CDs para karaokê.

Decathlon Sport  http://www.decathlon.fr
Tem preços ótimos e tudo para quem adora esportes,  seja qual for o que você tem mais interesse, natação, golf, basquete, karatê,  kung fu, futebol, tênis, equitação, skate, etc.

Etam http://www.etam.com
A Etam é uma loja de lingerie prêt-a-porter com preços justos. Lá  tem peças delicadas e mais sensuais e ainda coleções de jeans, tailleurs e sapatos. Dá para se vestir da cabeça aos pés. Em época de promoção, os descontos chegam a 50%.

Kookai http://www.kookai.fr
Jeans, blusas básicas, casacos, vestido, saias descontraídas que você pode usar tanto de dia como de noite! A Kookai tem peças estilosas, elegantes e clássicas. E os preços são bem simpáticos para o seu bolso!

L’Éclaireur http://www.leclaireur.com
A L’ Éclaireur exibe objetos com design bem legais para quem curte algo inusitado. Mas se você prefere decorar o seu armário do que sua casa, divirta-se com as marcas de Martin Margiela, Comme des Garçons Shirt, Carol Christian Poell, Dirk Schonberger e mais.

Zaadig & Voltaire http://www.zadig-et-voltaire.com
Paris é famosa pelas suas grifes de alta-costura. Se você pensou que não vai encontrar roupas mais rockeiras e alternativas, se enganou. A Zaadig & Voltaire tem peças originais para homens, mulheres e crianças e estão espalhadas por toda a cidade.

Shakespeare & Company http://www.shakespeareandcompany.com
Fãs de literatura clássica podem desfrutar esta livraria aberta desde 1951. Você vai encontrar milhares de livros principalmente de literatura britânica. Aproveite e confira a programação de eventos no site!

Kusmi Tea http://www.kusmitea.com
Milenar e inovador. Os chás da Kusmi Tea apresentam uma proposta diferente como o Detox que com suas misturas terapêuticas promete desintoxicar o corpo e o espírito. São vários os sabores e aromas, descubra o seu!

 

Anúncios

Um comentário em “O primeiro tango em Paris

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s