La serenissima, Veneza

Apelidada de “Noiva do Oceano” e “La Serenissima”, Veneza é o sonho de todos. A cidade seduz e encanta turistas no mundo todo há décadas. Considerada a primeira capital econômica do sistema capitalista, desde o século X Veneza controlava várias rotas comerciais e possuía uma das maiores frotas comerciais da Europa. Foi construída em 117 ilhas e possui cerca de 150 canais, o principal é o Grande Canal, cortado por quatro pontes.

36214965425_78ca5f4619_z
Foto: Pedro Szekely

Atrações turísticas

Piazza di San Marco
Um dos maiores atrativos da cidade, repleta de charme e de pombos. A praça de São Marcos é um lugar único. Além de ser o único espaço em que você consegue escutar mais nitidamente as vozes das pessoas do que do carros, é o lugar onde se situa a famosa Basílica de São Marcos e o Campanário.

Você sabia? Foi criada uma lei que proíbe a alimentação de pombos na cidade de Veneza. Existem milhares de pombos (cerca de 100 mil) e por isso são alimentados apenas com produtos anti-concepcionais para conter sua população.

Grande Canal
O Grande Canal é a principal via de tráfego de Veneza e suas margens possuem belos edifícios e pontos turísticos. O transporte, claro, é aquático e os turistas passeiam por gôndolas ($$$) ou pelo vaporetto ($), uma espécie de ônibus.

Ponte di Rialto
A ponte mais conhecida de Veneza e um das mais charmosas era inicialmente feita de madeira e foi também por muito tempo a única ligação ao outro lado do Grande Canal. Nas suas proximidades, você encontra lojas com as típicas máscaras venezianas.

_SC05033
Foto: arquivo pessoal

Palacio Ca’Rezzonico
Um dos pontos mais luxuosos de Veneza é o Palacio Ca’Rezzonico construído por Filippo Bom, membro de uma das mais importantes famílias da cidade nos anos 1650. Os aposentos são belíssimos e o Palácio também possui um museu com um acervo que explora a Veneza do século XVIII.  Para aquisição de ingresso, acesse o site http://www.venice-museum.com

Basílica de San Marco http://www.basilicasanmarco.it
De arquitetura bizantina e com preciosidades no seu interior, uma das principais igrejas da Itália já foi conhecida como “covil dos salteadores dourados”. Afinal, na época, Veneza saqueou Constantinopla e também “roubou” os restos mortais de São Marcos do seu túmulo em Alexandria. E pode parecer absurdo, mas é exatamente por isso que a basílica chega a ser tão encantadora com seus mármores, mosaicos, pérolas e  esmeraldas.

18304815842_13da5482e0_h
Foto: Zoltán Vörös

Campanile di San Marco
Localizado perto da Basílica de São Marcos, o campanário é o símbolo de Veneza e mede cerca de 98 m de altura. Em 1902, a torre original desmoronou. Sua reconstrução foi finalizada dez anos depois.

Palazzo Ducale http://www.museiciviciveneziani.it
Construído entre 1309 e 1424, este palácio de estilo gótico veneziano já chegou da magistratura da cidade. É possível visitar suas salas fantásticas e o museu que guarda trabalhos de Carpaccio e C. Tura.

Veneza é romântica, charmosa, surpreendente. Mas também pode ser meio feia e assustadora. Muitas construções precisam de uma boa manutenção ou pelo menos uma tinta. Além disso, é bem fácil se perder em seus calles, becos e ruas bem estreitas que não necessariamente seguem um caminho reto. Os nomes das ruas são confusos e nem sempre você vai encontrar algum restaurante ou ponto turístico na primeira tentativa. A maioria dos endereços são compostos pelo nome do bairro seguido pelo numero do edifício. Há algumas placas que indicam a direção da estação de trem, praça San Marco e da ponte Rialto. De qualquer forma, tenha sempre um mapa em mãos.

16842694914_43a94a007f_h
Foto: André P. Meyer-Vitali


Onde comer

Florian http://www.caffeflorian.com
Aberto em 1720, é considerado um dos cafés mais antigos do continente. Elegantemente decorado, o tradicional Florian já foi freqüentado por Lord Byron,  Charles Dickens e Marcel Proust. Situado no coração de Veneza, lá você experimenta o legítimo café italiano e doces tentadores  apreciando a vista da Piazza San Marco.

Brek Ristorante http://www.brek.com
Com tantos restaurantes caros em Veneza, o Brek agrada tanto o bolso quanto o estômago. Escolha uma das opções deliciosas como as massas frescas e assista o seu prato ser preparado! Ótimo também para sobremesa (os iogurtes com frutas são irresistíveis) ou para um para café, quando muitos habitantes passam aqui para um cappuccino antes de irem trabalhar.

Harry’s Bar http://www.harrysbarvenezia.com
Clássico, o Harry’s Bar já foi ponto de encontro do escritor Ernest Hemingway e seus amigos. Aberto em 1931, possui o famoso drinque Bellini, coquetel de champagne com pêssego.

Pasticceria Marchini http://www.pasticceriamarchini.com
Dieta é crime, principalmente quando encontrar com os doces maravilhosos da Pasticceria Marchini. Prenda-se apenas aos biscoitos, tortas e bolos de chocolate feitos por deuses da culinária.

27353655086_32a0c4104c_k
Foto: brando.n

Aliani Casa del Parmigiano http://www.aliani-casadelparmigiano.it
Itália é sinônimo de boa culinária. Se quiser petiscar ou preparar algo, vá à Casa Del Parmigiano, onde você encontra queijos de todos os tipos, temperos e outras delícias.

Osteria la Zucca http://www.lazucca.it
Quem aprecia um bom vinho, deve fazer uma visita gastronômica à Osteria La Zucca. Com preços mais razoáveis do que a faixa de costume dos restaurantes venezianos, consegue agradar até os paladares mais exigentes.

Trattoria Alla Basilica http://www.allabasilicavenezia.it
Na região de San Marco, é possível comer bem com custo mais em conta. A Trattoria Alla Basilica pertecence à igreja católica e não paga impostos, portanto pode oferecer preços menores. Aqui há um menu fixo que inclui entrada, prato principal e acompanhamento. Experimente o spaghetti ao molho basilico, a bisteca e a deliciosa torta al carrello de sobremesa.

Você sabia? Alguns restaurantes e cafés na Itália cobram a mais caso você queira se sentar, incluindo uma taxa chamada “coperto”. O valor por pessoa inclui o uso dos talheres, copos e da mesa.

COMPRAS

8128892489_ed0b07536f_k
Foto: Hernán Piñera

COIN www.coin.it
Uma das grandes lojas de departamento da Itália e com um ambiente muito agradável para fazer compras. Homens e mulheres encontram roupas, acessórios, perfumes, presentes originais e muito mais.

Ca’ Macana  http://www.camacana.com
Esta loja vende máscaras coloridissímas, tipicamente venezianas. Há uma enorme variedade de opções. Vai ser difícil escolher uma só, pois há realmente centenas de tipos: para festas à fantasia, com brilho, com plumas e até para crianças.

Calle Vallaresso
Fazer compras em Veneza pode sair mais caro do que em outras cidades da Itália. Mas para quem busca vitrines luxuosas, deve seguir para Calle Vallaresso. Na região você encontra lojas como Gucci, Ferragamo e Dolce & Gabbana.

Tragicomica http://www.tragicomica.it
Na Tragicomia, você encontra as famosas máscaras carnavalescas de Veneza, trajes antigos, acessórios e ainda se diverte. O local também promove bailes de máscaras e festas à fantasia.

Auchan  http://www.auchan.it
O Auchan possui uma grande variedade de produtos eletrônicos, além de alimentos frescos, vinhos e até pacotes de viagem. Quer supermercado mais completo?

Programe-se!
Na cidade acontecem o Festival de Cinema, a Bienal das Artes e o Carnaval de Veneza.


COMO CHEGAR

18090762271_60efa6e56e_k
Foto: Rob Oo

Há trens diários que partem das principais cidades italianas como Milão, Florença e Roma. São duas estações de trem em Veneza: Veneza Mestre (que fica no continente, longe de tudo) e Veneza Santa Lucia (muitas pessoas preferem ficar hospedadas por aqui, pois tem fácil acesso tanto por vaporetto quanto a pé aos principais pontos da cidade). Existem inúmeros trens que partem de Mestre a Santa Lucia e vice-versa.

Do Aeroporto Marco Polo à Veneza, é possível chegar de ônibus. As linhas 4 e 5 da ACTV ou linha 5 pelo Aerobus terminam na Piazzale Roma, em Santa Croce.

Foto de capa: Pedro Szekely

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s