50+ curiosidades sobre o Reino Unido

  1. Em 1693 o Rio Tâmisa ficou congelado por oito semanas.

  2. Tribos nômades do período neolítico, vindas do noroeste do continente europeu, foram as primeiras ocupações humanas nas ilhas britânicas, que datam de 3000 a.c.
  3. Não estranhe se alguém mal esbarrar em você e disser “Sorry”. Os ingleses pedem desculpa por tudo e são muito educados sempre. Lembre-se de ser recíproco.
  4. O Estado Livre Irlandês alcançou sua independência do Reino Unido em 1922, mas a Irlanda do Norte permaneceu sob sua jurisdição.
  5. A criação do “Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda” foi estabelicidao em 1800 com um Ato de União.
  6. Seja pontual nos compromissos assumidos, tais como: jantares, festas, cinema, teatros, etc… Um atraso é recebido como desrespeito à pessoa que ficou esperando, principalmente os ingleses.
  7. Pouca gente sabe, mas Big Ben é o nome do sino do relógio mais famoso do planeta. Construído em 1858, as badaladas do sino de 14 toneladas são transmitidas pela BBC todos os dias. *Está em reforma até 2021.
  8. Você sabia que existe verão em Londres? Não é lenda. As temperaturas ficam bem quentes (com as mudanças climáticas, chegam até os 40 graus), acontecem inúmeras performances ao ar livre e os parques ficam floridos e coloridos.
  9. Fã de Harry Potter? Na estação King Cross, eternizada nos livros, agora possui uma Estação 9 ¹/². Sempre tem alguém tirando foto ou tentando ir para Hogwarts.
  10. A moda em Londres é ser quem você é. Medir as pessoas, nariz torto, sussuros, comentários e risadinhas maliciosas, isso sim é fora de moda.
  11. O escritor Paul Theroux dizia “A minha Londres não é a sua Londres”. Ela acreditava que Londres não podia ser chamada de cidade, pois é praticamente um país, em que cada um pode inventar sua própria cidade lá dentro. Vá conferir de perto e descubra qual é a sua Londres.
  12. Para evitar possíveis choques elétricos, o interruptor da luz do banheiro fica do lado de fora.
  13. Não estranhe se ao plugar algum eletrônico na tomada, ele não ligar imediatamente. Por segurança, há um interruptor para ligar ou desligar a tomada.
  14. Se você ficar até três meses no Reino Unido, guarde os recibos de suas compras. Assim, você pode pedir um formulário para preencher e obter o reembolso do imposto sobre circulação de mercadoria e serviços, o VAT (Value Added Tax), que é de 17,5%.
  15. Em caso de emergência, o número para discar é 999. Serve para todos os serviços, inclusive chamar ambulâncias, bombeiros ou polícia.
  16. A Abbey Road era apenas uma rua de St. John’s Wood. Mas em 1969 ficou famosa pela capa do álbum dos Beatles de mesmo nome.
  17. Quando for pedir alguma informação, diga primeiro “Excuse me” para solicitar a atenção da pessoa. “Please” e “Thank You” são outras pequenas palavras que não podemos esquecer no dia a dia.
  18. O tradicional fish and chips acompanha uma xícara de chá com leite e uma porção de purê de ervilhas cozidas (chamadas de mushy peas).
  19. Você sabia que existe uma lei que proíbe morrer no Parlamento? O motivo disso é que o parlamento inglês é considerado um palácio real e, assim sendo, qualquer pessoa que morra em um palácio tem direito a um enterro com honras de Estado. Antigamente, o fish and chips era servido em folhas de jornal!
  20. Caso você venha do continente para Londres de balsa, seu porto de desembarque será: Dover, Portsmouth ou Harwich. Todos têm conexões para pelo menos uma das principais estações de trem na área central de Londres.
  21. Victoria Coach Station na Buckingham Palace Road é de onde partem e chegam todos os ônibus da National Express (a empresa responsável pela rede de transporte rodoviário de passageiros na Inglaterra).
  22. The Piazza em Covent Garden é mercado onde Audrey Hepburn vendia flores em My fair lady.
  23. A rainha Elizabeth II não come alho. Um membro da sua comitiva sempre inspeciona a sua comida para garantir não tenha se quer um grama do codimento.
  24. Se você não quiser pagar tão caro os ingressos de peças e musicais, a dica é ir para a porta do teatro com, pelo menos duas horas de antecedência e ficar na fila do Stand by, ou seja, na espera pelo retorno de tickets de desistências. Leia todas as dicas para economizar em ingressos de teatro aqui.
  25. Os pubs londrinos fecham às 23h, de segunda a sábado, e às 22h30 aos domingos. Alguns poucos funcionam até mais tarde. E claro, bebida alcoólica apenas para maiores de 18 anos.
    British
  26. Os Atos de União de 1707 agregaram o parlamento da Inglaterra ao da Escócia de afim de criar o “Reino Unido da Grã-Bretanha”.
  27. O volante do lado direito e o costume inglês de dirigir do “outro” lado vem do período medieval. Os cavaleiros preferiam viajar do lado esquerdo da estrada, controlar as rédeas do cavalo também pelo mesmo lado e deixar a mão direita livre para usar a espada caso fossem atacados de surpresa durante a viagem.
  28. Os atores Hugh Grant e Rowan Atkinson (o ‘Mr. Bean’) estudaram na Universidade de Oxford.
  29. Entre os políticos famosos, que estudaram na Universidade de Oxford estão o ex- primeiro-ministro inglês, Tony Blair e Bill Clinton, ex-presidente dos Estados Unidos.
  30. Os escritores C. S. Lewis (autor de ‘Crônicas de Nárnia’), Oscar Wilde (autor de ‘ O Retrato de Dorian Grey’), J. R. R. Tolkien (autor de ‘O Senhor dos Anéis’), e entre os poetas, T. S. Eliot. estudaram na Universidade de Oxford.
  31. Entre os filósofos famosos que passaram pela Universidade de Oxford, estão Thomas Hobbes e John Locke.   
  32. A Christ Church College começou a aceitar estudantes mulheres apenas em 1978.
  33. Se um dia for jantar com a Rainha Elizabeth, lembre-se que quando ela termina o seu prato, ninguém mais pode continuar a comer.
  34. O edifício do Tate Modern era parte de uma usina elétrica, que entre 1981 e 2000 ficou em desuso, quando foi comprado pela Tate Gallery.
  35. 82 alunos da Universidade de Cambridge receberam Prêmio Nobel
  36. São milhares de interessados em ingressar nas duas grandes universidades britânicas, Oxford e Cambridge. E como esse número é muito grande, os estudantes não podem se inscrever nas duas no mesmo ano.
  37. A cidade de Cambridge, nos Estados Unidos é uma homenagem dos pioneiros da Universidade de Harvard à Universidade de Cambridge da qual eram ex-alunos.

  38. Londres como é dividida em Zonas. São seis no total, mas as agitações da cidade se concentram na Zona 1 principalmente, e na Zona 2.

  39. Há duas empresas “donas” de cisnes. Porém, todos aqueles que não são marcados pertencem por padrão a Coroa Britânica na Inglaterra e no País de Gales. A Rainha ainda mantém um “Guardião de Cisnes”, nomeado oficialmente e todo ano acontece até uma cerimônia.

  40. A Rainha Elizabeth II passou parte de sua infância no  Castelo de Windsor, o maior e mais antigo palácio ainda em uso por uma Família Real.

  41. Os britânicos amam chá. Cada um bebe cerca de 870 xícaras de chá por ano. A estimativa é que durante toda a sua vida, eles gastam 20 mil dólares em chá.
  42. O metrô de Londres possui mais de 400 escadas rolantesReprodução
  43. Devido a invasão normanda, o francês era a língua oficial da Inglaterra entre 1066 e 1362.

  44. A coroa que a Rainha usa na Abertura do Parlamento tem 2 868 diamantes!
  45. O Estado de São Paulo é maior do que todo o Reino Unido.
  46. Por aqui, você pode beber a água da torneira, inclusive em bares e restaurantes. Muitos dizem que a “tap water” de Londres não é tão potável assim, por isso compram garrafas ou filtros. Uma coisa é certa: quanto mais para o norte, mais fresca e limpa a água parece.
  47. Tower of London, Maritime Greenwich, Westminster Abbey , Saint Margaret’s Church e Royal Botanic Gardens são Patrimônios Mundiais da Humanidade pela Unesco.
  48. Futebol, cricket, badminton, tênis, hockey de campo, rugby e tênis de mesa foram esportes inventados pelos britânicos.
  49. A guerra mais curta contra a Inglaterra foi com Zanzibar em 1896. Zanzibar se rendeu depois de 38 minutos.
  50. Depois do inglês, a língua mais falada em Londres é o polonês.
  51. O código “007” de James Bond foi inspirado pela rota de ônibus de Canterbury para Londres.
  52. 30% da população de Londres é composta por imigrantes.
  53. 300 línguas são faladas em Londres, mais do que em qualquer outro país do mundo
  54. O oficial nazista Rudolf Hess foi o último prisioneiro na Torre de Londres, durante quatro dias em 1941
  55. Em Wales, há uma cidade chamada Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwlllllandysiliogogogoch.
  56. Situado em Londres, The Shard  possui 350m e é o edifício mais alto da Europa.
  57. O Canal da Mancha é um braço de mar que é parte do Oceano Atlântico e que separa a ilha da Grã-Bretanha do norte da França. Em 1994, foi construído um túnel que passa por debaixo dele. A partir de então, é possível conhecer a terra da Rainha a partir de Paris e Lille. O trem Eurostar faz o percurso em menos de 3 horas.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s