Mais de 20 séries britânicas para fazer maratonas infinitas

Nos últimos anos, a Netflix praticamente tomou conta da nossa vida. Ao invés de ir para nite com gente bêbada, suada, fumada e gastar rios de dinheiro numa felicidade efêmera, dá pra ficar em casa e acabar se divertindo bem mais com amigues ou sem amigues, com crush ou sem crush. 

O melhor é que você pode unir o útil ao agradável, assistir séries e aprender um pouco de inglês e da cultura britânica. Existem milhares de produções, principalmente feitas pela BBC e com boa parte delas na Netflix (ou pelo menos alguns cliques de distância no oceano da web). Para você não ficar perdido com tantas opções, selecionei algumas principais e mais famosas e outras que talvez você nunca tenha ouvido falar, mas são tão boas quanto e provavelmente vão te deixar até de madrugada fazendo maratona.

Suspense, mistério e afins

Uma das melhores séries é SHERLOCK uma versão moderna do detetive criado por Arthur Conan Doyle, produzida pela BBC e estrelado por Martin Freeman e Benedict Cumbertach. No mesmo do gênero, LUTHER (interpretado por Idris Elba que recebeu duas indicações ao Globo de Ouro) é um detetive que tenta equilibrar sua vida entre seus dramas pessoas e os crimes que tem que solucionar.

Imperdível, BROADCHURCH retrata uma pequena comunidade que se torna foco de uma investigação policial e loucura na mídia quando o corpo de um menino britânico de 11 anos, Danny Latimer, é encontrado ensanguentado em uma praia. Com David Tennant e Olivia Colman.

broadcurch
Foto: IMDB

Há duas séries com uma presença de Jack, O Estripador. A primeira delas é RIPPER STREET que se passa um poquinho após os assassinatos de Jack, tendo o inspetor Edmund Reid (que falhou em capturar o serial killer como protagonista) e vários casos para serem resolvidos na  delegacia de Whitechapel. A outra é WHITECHAPEL que tem a mesma delegacia como cenário principal.  Aliás, durante a primeira temporada as investigações são em torno de crimes que semelhantes aos praticados pelo serial killer. Não deixe de ver pelo menos um episódio de BLACK MIRROR, que aborda a relação das pessoas com a tecnologia e o seu lado sombrio.

Um pouquinho de história

Séries historicas é o que não falta e pelo menos uma vai te chamar a atenção. Com certeza você já ouviu falar de DOWNTON ABBEY que passa no início do século 20 e conta a vida da família Crawley e de seus funcionários.

Se você quer se aprofundar ainda mais na cultura e história do Reino Unido, deve conferir THE LAST KINDGOM. A série é baseada nos livros de Bernard Cornwell e apesar de ter goles de ficção, mostra como a invasão dinamarquesa influenciou na criação do que hoje é a Inglaterra.

Vale também dar uma boa espiada em: POLDARK (drama histórico da BBC que acontece na Cornualha, sul da Inglaterra, durante o século XVIII); MR SELFRIDGE (que conta com bom humor a vida de Harry Gordon Selfridge, fundador da lojas de departamento Selfridge’s); THE TUDORS (sobre o Rei Henrique VIII e sua nada leve obsessão por um herdeiro homem); CALL THE MIDWIFE (sobre um grupo de enfermeiras que trabalham no leste de Londres no final da década de 1950 e início dos anos 1960).

Além dessas, não tem como deixar THE CROWN de fora. Uma série primorosa e original da Netflix sobre o reinado da rainha Elizabeth.

the crown

Aventuras e trapalhadas

DOCTOR WHO teve sua estreia nos anos 60 e voltou às telas em 2005. Doze atores já interpretaram o Doctah – um senhor do tempo alienígena que dá uns rolês em sua TARDIS – e agora a trama se prepara para receber a primeira mulher no papel, Jodie Whittaker.  A série possui o spin–off TORCHWOOD.

Para ótimas risadas

BLACKADDER foi uma série da BBC entre os anos de 83 e 89. Nem venha com essa de que não gosta de série “velha”. Blackadder possui além de um roteiro inteligente e hilário, um elenco composto por grandes talentos britânicos como Rowan Atkinson (o inesquecível Mr. Bean), Hugh Laurie, Stephen Fry, Robbie Coltrane, entre outros.

Recente e com boas doses de comédia, CHEWING GUM (série de comédia que acompanha as aventuras e descobertas de Tracey Gordona, uma jovem de 24 anos, religiosa e obcecada por Beyoncé) e CATASTROPHE (série do Channel 4 sobre Rob, um americano que acaba engravidando Sharon, uma professora irlandesa) sao outras series para aqueles dias que voce nao quer nem sair de casa.

Moss, Roy e Jen são funcionários no departamento de suporte técnico em uma grande corporação em IT CROWDuma das séries mais hilárias do Universo. Você vai me agradecer quando assistir, simplesmente uma risada atrás da outra. Uma pena que foram apenas quatro temporadas.

960
IT CROWD

 

Estados Unidos paga pau
Os americanos copiaram se inspiraram em várias séries britânicas como THE HOUSE OF CARDSTHE OFFICE e também  THE THICK OF IT com Peter Capaldi que ajudou a originar Veep.

Novelas sem fim
As novelas brasileiras e mexicanas são bem conhecidas mundo a fora. Pode ser que você não saiba, mas na Inglaterra também tem novela e é uma boa forma de conhecer o cotidiano e os diferentes sotaques britânicos. CORONATION STREET é televisionada desde os anos 60 e até o príncipe Charles já fez uma participação. Os moradores de Coronation Street são comuns, pessoas da classe trabalhadora e o show os acompanha através de interações sociais e familiares. Já EASTENDERS, no ar desde 1985, conta a história de personagens no leste de Londres.

Qual sua série preferida? Coloque nos comentários! 

Anúncios

Um comentário em “Mais de 20 séries britânicas para fazer maratonas infinitas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s