Loucos por livros: Onde ir, explorar e perder-se em Londres

Você é daqueles que ama livro – principalmente cheiro de livro novo e quer morrer quando alguém marca o livro com a capa ou simplesmente dobra a pobre criatura no meio? Seja bem vindo ao clube. Eu até tenho um kindle com milhares de livros, mas apesar de ser meio moderninha, nada como tocar nas páginas de um livro. Acho que é por isso que não consigo ter muita paciência com livros digitais. Até hoje, não consegui terminar nenhum no meu kindle, mas se fosse livro físico, livro de verdade, já teria lido centenas.

Quando me mudei pra Londres, eu até coloquei uns livros na mala, mas pesaram demais e infelizmente tive que deixá-los no Brasil. Eu tenho um ou outro, alguns em italiano e inglês. Não é a mesma coisa do que ler na nossa rica língua portuguesa, mas  fazer o que? Eu também evito ao máximo comprar livros aqui, porque vou ter que talvez abandoná-los também na Inglaterra se algum dia eu voltar pro Brasil (não vai nem caber na mala).

Mas acho que qualquer devorador de livro se sentiria meio deprimido sem livros ou com apenas poucos deles – nada como ter vários deles, mesmo sabendo que não vamos ter tempo de ler tudo nessa nossa curta existência na Terra.

É por isso que agora estou numa busca por livros incríveis, daqueles que vale pagar excesso de bagagem. Eu gosto daqueles livros que você não consegue parar de ler (quem não gosta?), mas hoje em dia é difícil achar bons substitutos para meus preferidos (se você quiser me recomendar algum, deixa nos comentários). Mas onde encontrar lugares perfeitos para loucos por livros em Londres?

Livrarias como a Foyles e a Waterstones são ótimas e dá para se perder por horas. O bacana da Waterstones é que muitos livros possuem o selo promocional “compre um, leve outro pela metade do preço”.

Mas antes de tudo, um lugar que você deve conhecer é a British LibraryA biblioteca possui todos os livros publicados em território britânico e inclusive outros antigos, com centenas de anos. O espaço também tem um café, mesas de estudo e exibições temporárias.

Reprodução

Descendo na estação do mesmo nome, a Charing Cross Road é famosa pelas suas livrarias independentes e sebos. Ali pertinho você também encontra a Cecil Court. Exclusiva para pedestres, é chamada de rua “literária” por abrigar pequenas e charmosas livrarias independentes de arte, história, ilustrações, música, filosofia, teatro, teologia, etc.

Daunt Books
Marylebone High St
Com outras filiais espalhadas por Londres, a Daunt Books é a preferida dos londrinos e também considerada uma das mais bonitas!

Reprodução
Reprodução/Daunt Books

Books for Cooks
4 Blenheim Crescent, Notting Hill
Para quem tem grande apetite por livros, aqui você vai saborear não só um acervo de livros de culinária, mas comidinhas!  Todos os dias, chefs testam receitas dos livros, tornando esta livraria a “mais cheirosa e deliciosa” de Londres. A Book for Cooks diz que sua “cozinha é um laboratório onde os cozinheiros experimentam pratos incomuns e desenvolvem novas receitas”. Horário de funcionameno: de terça a sábado, das 10h00 às 18h00. Fechada aos domingos, segundas-feiras, feriados, as últimas três semanas de agosto, e dez dias durante o Natal e Ano Novo, incluindo a véspera de Natal.

A loja de departamento Selfridges também possui uma ótima seção de livros, inclusive quadrinhos e mangás. Se você pensa em escrever seu próprio livro, a parte de papelaria vai te deixar louco (a)! Tudo incrível! Para mais quadrinhos, vale ir até a Forbidden Planet (179 Shaftesbury Ave), uma loja geek sensacional ou na Gosh, no Soho (1 Berwick Street).

Especializada em literatura LGBT, a Gay’s The Word (66 Marchmont Street, estação Russel Square) existe desde 1979, sendo uma livraria pioneira, mas também uma das últimas do estilo literário com suas portas abertas até hoje.

Você deve ter já visto alguma WHSmith (uma mistura de papelaria com livraria, mais ou menos como a Saraiva no Brasil) no aeroporto ou em estações de trem. Suas filiais mais compactas vendem poucos livros, revistas, jornais e um lanche rápido. Mas caso tenha tempo para ir até o shopping Westfield, aproveite para conhecer uma WHSmith maior.

Como você já deve saber, às vezes sai muito mais barato comprar pela internet. No Wordery, boa parte dos livros custam entre 10% ou 25% mais baratos do que nas grandes livrarias – e o frete é grátis pro MUNDO TODO!

Ah! E não se esqueça de dar um pulinho na Poundland, onde você pode achar bons livros por apenas uma libra!

E aí, qual livro vocês querem comprar e o que já estão lendo?

Dica: dá pra comprar meus livros pela internet também!

MADRUGADA SEM SOM, Editora Buriti – entrega em todo Brasil, para comprar agora clique aqui

 

Madrugada Sem Som

OS MENINOS PERDIDOS, Editora Multifoco – entrega em todo Brasil, para comprar agora clique aqui

Meninos Perdidos

 

Anúncios

3 comentários em “Loucos por livros: Onde ir, explorar e perder-se em Londres

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s