A capital da Escócia deve entrar no seu roteiro assim que possível. Considerada Patrimônio da Humanidade, é uma das cidades mais charmosas do Reino Unido.
Edimburgo é dinâmica, transborda cultura e ainda a sua modernidade se mescla com sua elegância histórica. Há vários locais da época medieval para serem visitados como castelos e ruelas. Além disso, possui tradições, festivais, paisagens e um astral únicos.
COMO CHEGAR A partir de Londres, há três opções para chegar até a capital escocesa: avião, ônibus ou trem. Um voo leva menos de uma hora e meia e há alguns que embarcam do aeroporto London City, o mais central em Londres. Já uma viagem de ônibus pela Megabus ou National Express demora entre 8 e 10 horas, saindo da Victoria Coach Station. A melhor opção pode ser o trem (5h30), mas você tem que ter sorte para encontrar bilhetes mais baratos (em torno de £20 cada trecho) no site da TrainLine, VirginTrains ou NationalRail.
ONDE SE HOSPEDAR?
Um hotel simples e barato é o EasyHotel. As diárias custam entre £25 e £30 com bastante antecedência. O quarto é pequeno e sem janela (você pode optar com quarto com janela por um custo adicional), mas bem localizado na Princess Street, quase em frente ao castelo.
Alugar um quarto no Airbnb é sempre outra boa opção para economizar, pois os valores ficam numa média de £40 por noite. Para quem está em um grupo de pessoas maior, há uma grande oferta de apartamentos em Edimburgo pelo Airbnb e pelo Booking.
O QUE FAZER NA CIDADE?
CASTELO DE EDIMBURGO
O Castelo de Edimburgo é o cartão-postal da cidade e praticamente imperdível. São mais de um milhão de turistas todo ano explorando a antiga fortaleza localizada no alto da cidade. De segunda à sábado, o canhão One O’Clock Gun é disparado precisamente às 13:00 horas. Bilhetes custam £16.50 e podem ser comprados online ou no dia de visita.
CALTON HILL
Uma pequena subidinha à Calton Hill lhe dará uma maravilhosa vista da cidade. A colina fica no centro de Edimburgo e é parte do Patrimônio Mundial da UNESCO. É lá que você vai encontrar o Monumento Nacional da Escócia, em Calton Hill, um memorial aos soldados escoceses e marinheiros que morreram lutando nas guerras napoleônicas.
ARTHUR’S SEAT
Traga água, comidinhas e separe um dia inteiro para explorar essas montanhas. Você vai se sentir um hobbit perdido, mas lá em cima é tão incrível que vai te fazer esquecer imediatamente como foi cansativo subir. São 251 metros de altura e dá para ter uma vista panorâmica de vários cantos da cidade. Assim como a rocha em que o castelo de Edimburgo foi construído, o Arthur’s Seat foi formado por um sistema extinto do vulcão da idade carbonífera (aproximadamente 350 milhões de anos atrás).
FREE WALKING TOUR E PUB CRAWL
Duas empresas oferecem o tour gratuito em Edimburgo, a Sandemans e a City Explorers. Há tour todos os dias, faça sol, chuva ou neve e no site de cada empresa você pode verificar o horário que é melhor para você. A partir de um ponto de encontro, um guia vai ter levar aos mais importantes pontos turísticos da capital escocesa e contar todas as curiosidades. O tour é free como o próprio nome sugere, mas você é muito mais do que bem vindo em dar uma pequena gorjeta ao guia. A Sandemans também organiza o pub crawl, um tour por bares legais da cidade que dá a oportunidade tanto de experienciar a noite de Edimburgo como conhecer gente de outros países. Todos os dias a partir das 20h, £12.
MUSEUS
A Scottish National Portrait Gallery conta um pouca da história escocesa através de retratos. Já o Museum of Edinburgh exibe a história social e industrial da cidade (entrada gratuita).
GREYFRIARS KIRKYARD
Visitar um cemitério? Desde quando isso é turístico? Pois é, eu também pensei a mesma coisa na época que fui na primeira vez para Edimburgo. Porém esse cemitério é um símbolo da cidade devido à história do leal cãozinho Bobby (deixe para saber mais sobre ele no free tour) – e atualmente por ter sido o local onde J.K. Rowling buscava inspiração para os nomes dos personagens de Harry Potter.
ONDE COMER
BYRON
Os preços são tipicamente britânicos para um hambúrguer (média de £10), mas você pode assinar a newsletter para receber promoções do tipo pague um, ganhe outro. Os milkshakes são de arregalar os olhos, congelar o cérebro e ainda dá para dividir entre duas pessoas não muito gulosas.
Você está de férias e economizou toneladas de centavos – e inclusive se hospedou num hotel barato sem café da manhã. Você merece pelo menos um mimo chamado waffle. Sempre cheio, esse café é um dos melhores da cidade e serve ótimas bebidas quentes, milkshakes, croissants, sanduíches e o típico café inglês – ops, quero dizer, escocês.
Trufas, frappés e um maravilhoso chocolate quente cremoso com mais chocolate em cima (oh Deus, quanta gordice).
Apesar de ser um pouco mais afastado do centro, vale dar uma corridinha até lá. Eu que nem sou tão fã de cheesecake assim, achei tudo incrível.
Bate-volta até Glasgow: vale a pena?

Dois dias são suficientes para conhecer o básico de Edimburgo. Se você tiver um dia a mais e achar que nunca mais vai voltar à Escócia, pode ser que valha a pena sim. O bilhete custa em média £22 por pessoa (ida e volta no mesmo dia, fora do horário de pico).