Como passar na Imigração em Londres

Como faço para passar na Imigração em Londres?

Daquela série perguntas que eu não aguento mais responder hehe

COMO TURISTA
Nem ouse pensar que vai entrar como turista para ficar e morar aqui. Isso é ILEGAL. Além disso, dificilmente você vai conseguir emprego. Ah “mas eu conheço uma pessoa que…”. NÃO.
Na Imigração: eles vão ter perguntar o básico (qual voo/origem, motivo da viagem, quanto tempo vai ficar). O oficial pode perguntar quanto dinheiro você trouxe. Pelo amor, não venha para a Inglaterra e traga só 150 reais. O esperado é trazer uma média de 60 libras por dia, ou pelo menos uma quantia aceitável pelo período que você vai ficar, além do seu cartão de crédito internacional, claro.
Se você não fala nada de inglês: não tem problema, afinal eles querem é que você venha mesmo para gastar aqui, desde que prove que possua vínculos no Brasil.

Documentos necessários: 
  • Passporte em dia (duh)
  • Passagem de ida e volta
  • Seguro viagem (“ah, mas conheço gente que entrou sem”. Prefere arriscar e depois ser obrigado a adquirir um seguro que custe quatro vezes mais caro?)
  • Comprovante da acomodação

Entre a saída do voo e antes dos balcões na Imigração, você deve preencher um pequeno formulário chamado “Landing Card” e entregar juntos com os documentos de viagem.

captura-de-tela-2017-03-03-as-20-08-10
Tendo tudo isso em mãos, pode ficar tranquilo.

COMO ESTUDANTE

Se você for estudar no Reino Unido por mais de três meses, você precisa de um visto. E claro, o comprovante da matrícula do curso. É possível vir estudar sem visto, desde que você permaneça menos do que 90 dias e tenha todos os documentos necessários e fundos suficientes. Estudantes podem tirar um visto que permite trabalhar por volta de 20h por semana.

São três tipos de visto. O mais comum é o Tier 4 destinado à estudantes com mais de 16 anos que já possuem a carta de admissão da instituição de ensino. O visto pode ser solicitado três meses antes do curso e normalmente fica pronto em até três semanas. Confira os requisitos aqui. Você pode chegar ao Reino Unido apenas uma semana antes se seu curso levar menos que seis meses, e chegar um mês antes  caso seu curso tenha duração de mais de seis meses. A taxa custa £328 e além disso, você tem uma taxa de seguro saúde para pagar, a healthcare surcharge. Até março de 2015, cidadãos não-europeus que vinham para estudar ou trabalhar tinham acesso gratuito ao NHS (sistema de saúde público do Reino Unido). Mas desde então estudantes devem pagar 150 libras por ano. Ah, e você tem que pagar o valor total do período que vai ficar assim que se aplica para o visto.

COMO PARENTE OU AMIGO
Se você vem visitar sua familia ou amigo e ficar na residência deles, é necessário uma carta convite (além de todos aqueles documentos acima).
Abaixo, segue um modelo que você pode usar. Basta preencher com seus dados, número de passaporte e endereço. Tenha certeza absoluta que seu amigo/parente mora legalmente ou tenha um visto regular e nunca, nunquinha se envolveu em encrenca. Caso seja você que esteja financiando a viagem, deixe claro na carta que possui fundos suficientes para isso. Adicione informações relevantes à viagem, mas não encha de linguiça.
captura-de-tela-2017-03-03-as-20-54-49
COMO NAMORADO (A) DE RESIDENTE NA INGLATERRA
Tá vindo visitar sua namorada gringa? Precisa de carta convite também.
Na Imigração: Principalmente se você for mulher, eles vão te fazer todo os tipos de pergunta, inclusive planos para o futuro (vão casar? quem vai mudar pra onde?).
captura-de-tela-2017-03-03-as-22-30-49
COMO CIDADÃO EUROPEU
Com o novo passaporte eletrônico, basta seguir para a fila específica, escanear o documento, olhar para a câmera e pronto. Leva dois minutos. É uma maravilha. Se você estiver voltando para a Inglaterra de uma viagem com sua família, você pode passar separado ou junto. Se for junto, embarque na fila Rest of The World com os outros seres humanos esquecidos do planeta. Entregue os documentos e responda as perguntas calmamente. O funcionário vai ver que eles estão retornando ao Reino Unido, afinal já possuem o carimbo da entrada, mas mesmo assim vai perguntar quando retornam, qual é a profissão tudo de novo – e talvez, por que você tem passaporte europeu e nenhum membro da sua família tem.
captura-de-tela-2017-03-03-as-20-10-40

DICAS
  • Se você está vindo com um orçamento baixo, a imigração pode te perguntar o que você fará se seu dinheiro acabar. Eles querem evitar que as pessoas trabalhem ilegalmente ou precisem do dinheiro do governo. Por isso o cartão de crédito internacional é importante, e você pode simplesmente dar uma de filhinho da mamãe e dizer que qualquer coisa, seus pais podem mandar mais dinheiro. Ou traga reais e troque aqui em casas de câmbio.
  • Se você vem para a Inglaterra e não tem como provar onde vai ficar, então fique em casa. Caso contrário, você será mandado de volta pra casa e perder todo o dinheiro que investiu na viagem. Sad but true.
  • Responda todas as perguntas com calma e seja firme. Talvez eles perguntem a mesma coisa mais de uma vez. Os funcionários são sérios, mas não vão te morder (alguns são até simpáticos, porém quase extintos).
  • Sempre traga a metade de coisas na mala e o dobro do dinheiro que planejou.
  • Vale a pena repetir: confira todos os seus documentos antes de sair de casa e tenha a passagem de retorno ao Brasil com você.
  • Pratique um inglês básico e seja educado, falando good morning, please, thanks, sorry I don’t understand.
  • Aproveite sua viagem ao máximo e sempre confira as dicas do meu blog! hehe :)
Anúncios

26 comentários em “Como passar na Imigração em Londres

  1. Boa tarde, moro no rj, 65a, medico, vou para Londres em setembro deste ano para estudar inglês e ficarei 90 dias. Tenho passaporte eletronico italiano, matriculo da escola e comprovante da residência estudantil ambos pagos integralmente. Levo 4100 libras, para alimentação e passeios, necessito de mais alguma documentação? Comprovante de viculo trabalhista no brasil, naturalmente tenho passagem de ida e volta. Caso queira fazer algum trabalho aí é permitido? (Apenas curiosidade, a intenção é apenas estudar). Quanto a seguro de saúde, acha conveniente fazê-lo aqui? Tenho direito como cidadão europeu ao sistema de saúde aí? Tenho uma quotacao de seguro aí feita pela ag de intercâmbio, pela Assist Card no valor de R$700,00 reias, pagos aqui, acha conveniente fazê-lo? Como faço para me inscrever no seu blog, tentei em baixo e não consegui! Agradeço já suas orientações e aguardo resposta no meu e-mail. Thank you

    Curtir

    1. Se você tem passaporte europeu e todos esses documentos não precisa se preocupar. Europeus possuem permissão de entrada sem visto e podem trabalhar legalmente. Na Imigração, já que você possui o passaporte eletrônico, basta se dirigir à área de “fast track”, só precisa escanear o documento e pronto :)

      Ali embaixo do twitter, clique em seguir blog e você vai receber atualizações no seu e-mail!

      Obrigada pelo comentário!

      Curtir

  2. Vou fazer intercâmbio ai em agosto desse ano. Mas estou realmente tensa com a imigração.
    Levarei todos os documentos, claro, mas não deixa de ter o medinho né?

    Curtir

  3. Olá Erica !
    Assim irei para londres esse ano passar período de férias do meu trabalho,irei com todos os documentos necessários passagem de volta reserva do hotel.
    Mais tenho uma dúvida , irei ficar apenas 7 dias e irei levar apenas umas 700 libras essa quantia e pouco?
    E outro não falo inglês corro risco deles achar q irei ficar n país para trabalho?

    Curtir

    1. Olá, Rodrigo. Desde que tenha todos os documentos corretos, não tem problema mesmo se não falar inglês. Londres recebe turistas do mundo todo e muitos outros também não falam inglês, eles já estão acostumados.

      Curtir

  4. Olá Erica assim estou indo para morar e tenho algumas dúvidas, tenho um amigo q mora lá legal e vou ficar na casa deli porém não falo inglês e vou levar umas 2,000 libras porém vou com a passagem de ida e volta estava pensando em ir para paris para depois ir para Londres ouvir dizer que mais fácil o q me sugere

    Curtir

    1. Olá Walter! Você passará pela imigração do mesmo jeito, seja vindo por Paris ou direto do Brasil. Se você vem para morar, precisa de visto de trabalho ou cidadania europeia. Quanto às 2 mil libras, depende quando tempo você pretende ficar.

      Curtir

  5. Olá, Erica! Estou morando na Itália e acabei de ter minha cidadania reconhecida. Pretendo me mudar para a Inglaterra em outubro. Preciso ter passagem de volta para a Itália ou algum outro país da Europa? Preciso ter seguro saúde (pois não tenho nenhum válido para a Inglaterra – o seguro que fiz quando saí do Brasil, é válido somente na Itália e em Portugal)?

    Curtir

    1. Olá, Livia! Cidadãos europeus não precisam de seguro ou passagem de volta, esses requisitos só se aplicam aos brasileiros e outras nacionalidades. Quando entrar na Inglaterra, basta se dirigir com seu passaporte italiano (que provavelmente já é o eletrônico) ao Fast Track, basta escanear seu passaporte.

      Curtir

  6. Olá!!
    Em janeiro irei para Londres com minha irmã e minha mãe. Algumas dúvidas:
    – Podemos passar juntas pela imigração, já que minha mãe não fala inglês?
    – Minha mãe é aposentada, precisa comprovar essa condição? De que forma?
    – Durante nossa estadia, teremos dois voos para outros países, com passagens aéreas já compradas. Poderemos ter alguma complicação por conta disso na imigração?
    Obrigada!

    Curtir

    1. Olá, Lívia! Famílias sempre passam todos juntos na imigração, não importa se todos falam inglês ou não. Há milhares de turistas que chegam na Inglaterra e não falam inglês, eles já estão acostumados. Eles podem perguntar a profissão, mas não precisa comprovar. O necessário são os documentos (passaporte em dia, seguro viagem, reserva de hotel).

      Quanto às outras viagens, sem problemas. Você só terá que passar na imigração novamente caso volte para Londres.

      Curtir

  7. ola,
    estou um pouco aflita, pois fui e renovei meu passaporte agora e a funcionária da polícia federal me falou para tirar a foto sorrindo, pois ficaria melhor. tirei a foto, tudo certo.
    agora, quase véspera da minha viagem, vejo em algumas reportagens de que não pode sorrir na foto.
    estou super tensa.
    voltei a polícia federal e eles me afirmaram que não problemas.
    vou para londres no final de setembro. sou advogada e meu marido juiz. estamos com todas as passagens de ida e volta compradas, hotéis, atrações.. tudo certinho.
    sabe de alguém que teve problemas pela famigerada foto do passaporte sorrindo?

    att

    Curtir

  8. Olá Erica. Estou estou planejando uma viagem para a Inglaterra ano que vem.
    Você acha que 1000 libras é suficiente para 2 semanas em Londres?
    Esse no caso é o dinheiro que vou levar e é o que vou mostrar, caso a imigração peça para ver.

    Eu não pretendo fazer compras, apenas turistar, comer, e andar de metrô para vistar os lugares.

    Curtir

  9. Oi, Rosane! Geralmente esse valor é suficiente – mas claro que depende de quanto você vai gastar em transporte (melhor usar o Oyster) e para comer. Sugiro ler os posts com dicas de restaurantes bons e baratos do blog. Com uma média de £40 vai sobrar até para compras, mesmo que não seja sua intenção você sempre acaba comprando uma coisinha.

    Curtir

  10. Erica uma duvida vou para Londres ano que vem para turistar preciso levar comprovante de serviço no Brasil essas coisas? e outra duvida vai eu e minha noiva posso levar o dinheiro para nos 2 tudo na minha conta ou tenho que dividir em 60 libras por dia na conta dela tbm?

    Curtir

    1. Olá!
      Comprovante de serviço não interessa para a imigração inglesa. Isso serve para você poder tirar o passaporte no Brasil. O único documento necessário no exterior é o passaporte. Quanto ao dinheiro, podem levar juntos, desde que seja suficiente para os dois. Leve dinheiro em cédulas e cartão de credito internacional.

      Curtir

  11. Oi, Érica!

    Encontrei o seu blog pelo google e foi um super achado!

    Você poderia me dar a sua opinião sobre uma questão? Vou para Londres mês que vem ficar na casa de uma amiga. Ela me deu a carta convite, na qual consta que eu tenho dinheiro o suficiente para me bancar, mas que, caso seja necessário, ela poderá cobrir a minha viagem. Estarei levando, também, o cartão de crédito internacional.

    Porém, não vou levar dinheiro em papel, pois irei realizar uma transferência para a conta da minha amiga em Londres, para poder pagar mais barato no câmbio. Você acha que isso pode dar problema? Se eu levar o comprovante de transferência, será que fica tudo ok?

    Obrigada!

    Curtir

  12. Olá, viajarei para Londres com meu filho de 14 anos e o problema é que não tenho cartão de crédito internacional. Quanto em dinheiro devo levar para não ter problemas na imigração? Passaremos 11 dias em Londres.Paguei passagens e hospedagem e também alguns passeios.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s